ESPECIAL UTE PAMPA SUL

Programas ambientais da UTE Pampa Sul contemplaram diversos meios

Plantio de árvores integrou projeto de Educação Ambiental Foto: Simôni Costa/Especial TP

Durante a execução da obra da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), foram desenvolvidos vários programas e subprogramas socioambientais com foco na preservação e mitigação dos impactos ambientais na região.

Nesta edição do Especial UTRE Pampa Sul, impactos e consequências na região, o TP relembra um pouco destes cuidados realizados. De acordo com o gerente geral da obra da Usina, Luiz Torres, os programas socioambientais desenvolvidos durante a implantação da UTE Pampa Sul contemplaram os meios físico, biótico e socioambiental. “Entre as atividades executadas, destacamos o Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar, Meteorológico e Emissões Atmosféricas, o Programa de Resgate e Afugentamento de Fauna, o Programa de Atividades e Responsabilidade Social das Obras e o Programa de Educação Ambiental, entre todos os programas desenvolvidos”, lembra.

Segundo Torres, os programas ambientais foram propostos a partir da identificação e avaliação dos impactos ambientais gerados durante a obra e foram abordados no Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da Usina e detalhados no Projeto Básico Ambiental (PBA). Os seus resultados foram importantes para análise no relatório de pedido de Licença de Operação (LO) encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “O objetivo dos programas desenvolvidos foi de intervenção, controle e monitoramento ambiental na área de influência da Usina. Além disso, durante sua execução, foi possível promover ações capazes de evitar, mitigar, reparar ou compensar os danos ambientais previstos, assim como otimizar os investimentos a serem aplicados na região”.

Comentários do Facebook