EDUCAÇÃO

Projeto Bombeiro Mirim contempla duas escolas de Candiota

Crianças recebem instruções preventivas de combate a incêndio, busca e salvamento e primeiros socorros

Quando o projeto acontece na escola Santa Izabel, os alunos da Santa Fé também são contemplados. Ao todo, 30 discentes recebem instruções do Corpo de Bombeiros Foto: Divulgação TP

Já está em andamen­to, desde a última semana, o projeto Bombeiro Mirim para alunos de dois edu­candários municipais de Candiota. A iniciativa acon­tece a cada dois anos em um sistema de rodízio entre as escolas Neli Betemps e Santa Izabel. Em 2019, agregando 12 vagas para os alunos da Santa Fé, as aulas contemplam os discentes da escola Santa Izabel, locali­zada no assentamento São Miguel.

No total, conforme repassado pela equipe do Corpo de Bombeiros de Bagé, 30 alunos – com ida­des de 10 a 12 anos – se reúnem todas as terças­-feiras à tarde para receber instruções. A iniciativa se estende até o final do ano letivo, totalizando 10 encon­tros. “São aulas teóricas de prevenção contra incêndios, busca e salvamento, primei­ros socorros e noções de equipamentos; e aulas prá­ticas de combate a incêndio, noções de equipamentos de proteção individual e aban­dono de prédios”, explicou o bombeiro militar e instrutor, tenente Freire. Ainda segun­do ele, o objetivo é despertar nas crianças atitudes pre­ventivas e contribuir com a formação da cidadania.

De acordo com o di­retor da Santa Izabel, Alex Perleberg, o projeto Bom­beiro Mirim vem para somar com a proposta da escola de contemplar atividades no turno inverso ao das aulas. Segundo ele, atualmente o educandário já oferta uma série de projetos neste sen­tido: a invernada artística Sentinela da Querência, a Atlética Santa Izabel (modalidade de quadra e atletis­mo), ginástica rítmica, jornal escolar, aulas de karatê, can­to coral, jardinagem, horta escolar, entre outros. “Todas as atividades e projetos vi­sam melhorar a participação do educando, desenvolver habilidades esportivas, con­centração e disciplina, ativi­dades culturais e artísticas. Tudo isso tem resultado na melhora e no interesse nas aulas curriculares e o pro­jeto Bombeiro Mirim vem para fortalecer o espírito de equipe da turma, a noção de primeiros socorros e oferece um rol de conhecimento prático sobre cuidados es­senciais que devemos ter”, disse.

Para o TP, a secretá­ria de Educação de Candiota, Giselma Pereira, disse que poder contar com o projeto é algo de extrema importância para a comunidade escolar. “A iniciativa envolve mui­tas questões interessantes porque são profissionais do Corpo de Bombeiros que oferecem conhecimentos que fazem parte do dia a dia e da educação das crianças para um mundo melhor. Eles não abordam somente a par­te preventiva, mas também a questão da sustentabilidade. Neste sentido, o projeto foi retomado com o intuito de levar algo a mais para os nossos alunos e nos sentimos muito felizes em termos a possibilidade de ampliar os conhecimentos e fazer parcerias que vêm realmente de encontro às necessidades deles. Isso propicia uma amplitude nos conhecimen­tos em geral, envolvendo a parte ambiental, a prevenção e a educação de forma bem ampla”, destacou.

Comentários do Facebook