Em maio do ano passado iniciou um projeto vinculado à Secretaria de Saúde de Candiota para a prevenção e promoção da saúde e bem-estar da população, oferecendo de forma gratuita atividades físicas orientadas em alguns bairros.
O projeto executado pelo educador físico, Vainer Noronha (Neco), acontece na Vila Operária, Vila Residencial e no assentamento 8 de Agosto e é voltado para adultos e idosos. Segundo Neco, a ideia da secretaria é ampliar esse projeto para outras localidades.
As aulas têm duração média de 30 a 45 minutos. De acordo com o educador físico, são realizadas atividades mais terapêuticas. “A gente faz um trabalho de funcional, ginástica natural, alguma coisa de yoga, a intenção não é que os participantes virem atletas, mas que seja promovida mais saúde por meio das atividades”, afirmou.
A moradora da Vila Operária, Suzana Oliveira, 61 anos, que já freqüenta o pilates uma vez por semana, não abre mão de realizar mais essa atividade física. “Já faz parte da minha rotina, gosto de estar em movimento, pra nossa idade é importante, aproveito e levo comigo minha vizinha e amiga”, relatou.
O secretário de Saúde, Fabrício Moraes, disse que no início da gestão se viu certa necessidade de propor essas atividades nas comunidades. “Começamos devagar e hoje é um sucesso, já estamos em tratativas para expandir, principalmente para zona rural que nunca teve esse tipo de atividade, pois pra nós é um ganho na saúde, queremos trabalhar forte na prevenção principalmente pós-pandemia, por isso a contratação de mais agentes de saúde e de profissionais que tratam da prevenção”, ressaltou.
PARA PARTICIPAR – As pessoas que tiverem interessem em participar podem se inscrever nas unidades básicas de saúde dos bairros onde acontecem as atividades. A pessoa passa por uma avaliação médica, avaliação física e também é disponibilizado acompanhamento nutricional e psicológico também. “Existe toda uma equipe por trás para dar todo o respaldo para pessoa realizar a atividade física”, comentou Neco.
Hora e dia das aulas: Vila Residencial – toda quarta-feira às 15h15, Vila Operária – toda terça-feira às 17h15, na comunidade 8 de Agosto toda quarta-feira às 9h30.
* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso