Desde o março está sendo desenvolvido em Aceguá, na Fronteira com o Uruguai, o projeto “Samuzinho”, cuja finalidade é levar às crianças, adolescentes e professores, noções básicas de primeiros socorros. Além disso, o projeto destaca, também, a utilização correta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do 192, cuja orientação é de evitar trotes e chamados desnecessários.
O projeto, segundo o idealizador da iniciativa, enfermeiro e coordenador do Samu no município, Tiago Nogueira Pimentel, ocorre através de encontros a cada dois meses, no mínimo, em primeiro plano nas escolas da rede municipal de ensino. “Também será ampliado às secretarias do município, objetivando passar os conhecimentos aos servidores”, destaca.
Na abordagem dos primeiros socorros estão previstos os temas como desmaios, crises convulsivas, fraturas, queimaduras, entorces e luxações, parada cardiorrespiratória, intoxicações, acidentes domésticos, engasgos, afogamentos e acidentes com animais peçonhentos, entre outros.
O Samuzinho deverá encerrar em dezembro deste ano, quando totalizará quatro encontros em cada uma das instituições de ensino visitadas. “As informações são adaptadas numa linguagem acessível para a faixa etária correspondente, facilitando o entendimento e absorção dos conhecimentos. Além disso, os textos são enriquecidos com imagens e cartoons, tornando as aulas menos cansativas e mais didáticas”, enfatiza Tiago Pimental.