O PTG Combate do Seival, sediou na última quarta-feira (15), a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por alunos da escola Seival, durante o projeto Seival Digital – construindo o nosso futuro, de iniciativa da Seival Sul Mineração (SSM), que fornece carvão mineral que abastece a UTE Pampa Sul, com parceria do Projeto Unidos pelo Seival, Escola do Seival, Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura e Associação dos Moradores de Seival (AMORS).
Durante o encontro, que reuniu estudantes, escola, associações e empresas do município apoiadoras da iniciativa, além de uma explanação sobre o projeto por parte do gerente de Controle da SSM, Nelson Kadel Junior e do gerente de Operações, Adolfo Carvalho, os alunos fizeram uma apresentação das empresas criadas e produtos, além do que representou a experiência do curso ao longo dos três meses de projeto.
Nelson Kadel avaliou os alunos. “Eles foram brilhantes ao escolherem seus produtos e desenvolverem suas empresas. O que mais nos motiva é o brilho nos olhos dos alunos, como eles chegaram e como estão saindo. Eles venceram vários desafios comuns ao nosso dia a dia, mostraram confiança de que são capazes e isso muito nos orgulha”, disse.
Adolfo Carvalho, com emoção, disse que o mais importante é poder deixar aos alunos a idéia de que é possível. “Desistir não era uma opção e fico feliz em poder deixar esse legado a todos, em fazer a roda do bem gerar, pois também tivemos que nos estendesse a mão”, lembrou.
OS PROJETOS – Foram apresentadas duas organizações fictícias que deram origem a dois produtos. Uma turma foi responsável pela “Doce Ped4ço” (o “a” da logomarca é porque o curso começou no dia 4 de outubro), com produção de brownie caseiro – escolhido segundo a turma pela vontade de levar amor e doçura a todos. Participaram os alunos: Bruna da Silva, Deyber Lopes, Sérgio Dias, Gabriel Sajoc, Sara Coelho, Mônica Porto, Yasmin Buck, Taimon Rodrigues, Amanda Ritta e Eduarda Silveira.
Yasmin Buck, 15 anos, do Doce Ped4ço, destacou que o projeto e o curso têm grande importância a todos os alunos. “Ele não nos passou somente o ensinamento por computador ou lápis, mas sim de uma empresa e nossa vida dentro de uma empresa. É uma experiência incrível, tanto o conteúdo repassado como a prática. Tivemos muitos desafios e dificuldades, mas chegar ao fim, entregar o produto, com muito mais sabedoria do que quando entramos, é muito satisfatório. Além disso, além de um aprendizado é um grande negócio, todos gostaram do produto”, avaliou a aluna.
A outra turma foi responsável pelo “Tempo de Natal”, uma cabine com motivos natalinos, com a produção de um vídeo, curta-metragem, que resgatou histórias e sonhos de Natal de moradores da comunidade. Participaram os alunos: Wstarley da Conceição, Evelin Bloedow, Danielly Vieira, Laion Vieira, Márjore Rodrigues, Roberta Silva, Rikelmi Lima, Rayssa Gonçalves, Rafael Etcheverria e Diogo Aguiar.
Márjore Lopes Rodrigues, 13 anos, integrante do projeto Tempo de Natal, também falou sobre a importância do projeto, tanto para ela como para os colegas. “Foi uma experiência e uma oportunidade que muitos jovens não podem ter. Acho que vou levar isso para o resto da vida, este curso é algo que certamente eu daria continuidade. Entrei no curso achando que seria só informática, que ligaria um computador e aprenderia algumas coisas, mas me surpreendi totalmente com o Nelson, o Adolfo e a Joice. Essa experiência vai me ajudar no mercado de trabalho, na busca de emprego, inclusive foi possível estar próxima de várias empresas. Foi muito bom fazer parte deste curso”, disse Márjore.
O CURSO – Ao longo de um processo de seleção de jovens para o Projeto Menor Aprendiz, a direção da SSM identificou que existia uma carência comum entre eles: falta de familiaridade com as ferramentas de informáticas utilizadas amplamente no mundo corporativo (Word, Excel e Powerpoint). A partir daí, nasceu a ideia de um curso de Excel direcionado para os jovens da comunidade que buscam se preparar para o mercado de trabalho.
Ao todo, o curso abordou a informática básica, como elaborar documentos no Word, criar planilhas de Excel, fazer apresentações em PowerPoint, trabalhar com planejamento organizacional, elaboração e apresentação de currículo, entrevistas de emprego, recrutamento e seleção, trabalho em equipe, cálculo de custos de produtos e serviços, marketing, entre outras atividades que envolvem a vida organizacional.
O curso teve início no dia 4 de outubro e contou com a participação de 20 alunos, divididos entre duas turmas de 10 alunos cada, sendo meninos e meninas de 13 a 24 anos, estudantes desde o ensino fundamental até curso de graduação.