EDUCAÇÃO

Projeto Seival Digital é concluído com apresentação de produtos em Candiota

Projeto foi concluído e apresentado aos participantes e empresas parceiras Foto: Silvana Antunes/Especial TP

O PTG Combate do Seival, sediou na última quarta-feira (15), a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por alunos da escola Seival, durante o projeto Seival Digital – construindo o nosso futuro, de iniciativa da Seival Sul Mineração (SSM), que fornece carvão mineral que abastece a UTE Pampa Sul, com parceria do Projeto Unidos pelo Seival, Escola do Seival, Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura e Associação dos Moradores de Seival (AMORS).

Durante o encontro, que reuniu estudantes, escola, associações e empresas do município apoiadoras da iniciativa, além de uma explanação sobre o projeto por parte do gerente de Controle da SSM, Nelson Kadel Junior e do gerente de Operações, Adolfo Carvalho, os alunos fizeram uma apresentação das empresas criadas e produtos, além do que representou a experiência do curso ao longo dos três meses de projeto.

Nelson Kadel avaliou os alunos. “Eles foram brilhantes ao escolherem seus produtos e desenvolverem suas empresas. O que mais nos motiva é o brilho nos olhos dos alunos, como eles chegaram e como estão saindo. Eles venceram vários desafios comuns ao nosso dia a dia, mostraram confiança de que são capazes e isso muito nos orgulha”, disse.

Adolfo Carvalho, com emoção, disse que o mais importante é poder deixar aos alunos a idéia de que é possível. “Desistir não era uma opção e fico feliz em poder deixar esse legado a todos, em fazer a roda do bem gerar, pois também tivemos que nos estendesse a mão”, lembrou.

OS PROJETOS – Foram apresentadas duas organizações fictícias que deram origem a dois produtos. Uma turma foi responsável pela “Doce Ped4ço” (o “a” da logomarca é porque o curso começou no dia 4 de outubro), com produção de brownie caseiro – escolhido segundo a turma pela vontade de levar amor e doçura a todos. Participaram os alunos: Bruna da Silva, Deyber Lopes, Sérgio Dias, Gabriel Sajoc, Sara Coelho, Mônica Porto, Yasmin Buck, Taimon Rodrigues, Amanda Ritta e Eduarda Silveira.

Yasmin Buck com o brownie caseiro Foto: Silvana Antunes/Especial TP

Yasmin Buck, 15 anos, do Doce Ped4ço, destacou que o projeto e o curso têm grande importância a todos os alunos. “Ele não nos passou somente o ensinamento por computador ou lápis, mas sim de uma empresa e nossa vida dentro de uma empresa. É uma experiência incrível, tanto o conteúdo repassado como a prática. Tivemos muitos desafios e dificuldades, mas chegar ao fim, entregar o produto, com muito mais sabedoria do que quando entramos, é muito satisfatório. Além disso, além de um aprendizado é um grande negócio, todos gostaram do produto”, avaliou a aluna.

Nelson Kadel e Adolfo Carvalho, com a responsável pelo RH, Joice Fernandes, junto aos alunos da Doce Ped4ço, do brownie caseiro Foto: Silvana Antunes/Especial TP

A outra turma foi responsável pelo “Tempo de Natal”, uma cabine com motivos natalinos, com a produção de um vídeo, curta-metragem, que resgatou histórias e sonhos de Natal de moradores da comunidade. Participaram os alunos: Wstarley da Conceição, Evelin Bloedow, Danielly Vieira, Laion Vieira, Márjore Rodrigues, Roberta Silva, Rikelmi Lima, Rayssa Gonçalves, Rafael Etcheverria e Diogo Aguiar.

Márjore Rodrigues ao lado da cabine de Natal Foto: Silvana Antunes/Especial TP

Márjore Lopes Rodrigues, 13 anos, integrante do projeto Tempo de Natal, também falou sobre a importância do projeto, tanto para ela como para os colegas. “Foi uma experiência e uma oportunidade que muitos jovens não podem ter. Acho que vou levar isso para o resto da vida, este curso é algo que certamente eu daria continuidade. Entrei no curso achando que seria só informática, que ligaria um computador e aprenderia algumas coisas, mas me surpreendi totalmente com o Nelson, o Adolfo e a Joice. Essa experiência vai me ajudar no mercado de trabalho, na busca de emprego, inclusive foi possível estar próxima de várias empresas. Foi muito bom fazer parte deste curso”, disse Márjore.

Idealizadores e condutores do projeto, Nelson, Adolfo e Joice, junto aos alunos do projeto da cabine Tempo de Natal Foto: Silvana Antunes/Especial TP

O CURSO – Ao longo de um processo de seleção de jovens para o Projeto Menor Aprendiz, a direção da SSM identificou que existia uma carência comum entre eles: falta de familiaridade com as ferramentas de informáticas utilizadas amplamente no mundo corporativo (Word, Excel e Powerpoint). A partir daí, nasceu a ideia de um curso de Excel direcionado para os jovens da comunidade que buscam se preparar para o mercado de trabalho.

Ao todo, o curso abordou a informática básica, como elaborar documentos no Word, criar planilhas de Excel, fazer apresentações em PowerPoint, trabalhar com planejamento organizacional, elaboração e apresentação de currículo, entrevistas de emprego, recrutamento e seleção, trabalho em equipe, cálculo de custos de produtos e serviços, marketing, entre outras atividades que envolvem a vida organizacional.

O curso teve início no dia 4 de outubro e contou com a participação de 20 alunos, divididos entre duas turmas de 10 alunos cada, sendo meninos e meninas de 13 a 24 anos, estudantes desde o ensino fundamental até curso de graduação.

Comentários do Facebook