APOIO AO CUIDADOR

Projeto viabiliza apoio psicológico para cuidadores do Emad de Candiota e Pinheiro Machado

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Em Pinheiro Machado, o grupo se reúne nas sextas-feiras

Em Pinheiro Machado, o grupo se reúne nas sextas-feiras Foto: Divulgação TP

Pensando em dar suporte emocional aos cuidadores de pacientes com enfermidades diversas, a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Pinheiro Machado, Madine Afonso, desenvolveu um projeto que visa abraçar esse público que normalmente deixa de cuidar de si para dedicar-se praticamente de modo exclusivo ao outro.

Com a ajuda da enfermeira da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), Denise Nunes, responsável por convidar os cuidadores para os encontros, a psicóloga presta apoio emocional para grupos em Candiota e em Pinheiro Machado. Em conversa com o TP, Madine disse que as reuniões são quinzenais em ambas as cidades e acontecem desde junho.

Segundo ela, a preocupação é que a doença acaba fazendo parte da vida dos cuidadores praticamente 24h por dia. “Esse espaço é pra que essas pessoas contem e compartilhem suas angústias, porque acabam adoecendo junto. Na maioria dos casos, trata-se de pessoas bem ansiosas e até mesmo depressivas – ou acabam ficando quando sabem da doença e criam uma espécie de bolha pra se proteger”, explicou.

Questionada sobre a adesão do público, Madine comentou que ainda há certa resistência – o que considera normal tendo em vista a realidade que enfrentam. “Entendo esse momento como uma não aceitação do que estão passando e também por se sentirem muito fragilizados”. Atualmente, o grupo é voltado apenas para os cuidadores de pacientes atendidos pelo EMAD – sejam eles familiares ou não, mas a expectativa é ir além. “O projeto já foi apresentado para todas as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que posteriormente também poderão ser atendidos”, disse a profissional.

PARTICIPE

Público alvo: cuidadores de pacientes atendidos pelo EMADE
CANDIOTA – encontros quinzenais, às 14h, na ESF de Dario Lassance
PINHEIRO MACHADO – encontros quinzenais, às 14h, no Pensionato
Mais informações na ESF Zona Sul (falar com a Madine)

Em Candiota, as reuniões acontecem às quartas-feiras

Em Candiota, as reuniões acontecem às quartas-feiras Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook