ÁGUA

Projetos de Sistemas de Abastecimento de Água em Pedras Altas deverão ser concluídos em 2018

Projetos são destinados para o consumo humano no interior do município

Reunião aconteceu em Montenegro

Reunião aconteceu em Montenegro Foto: Fotos: Divulgação TP

Uma reunião técnica junto a Prefeitura de Montenegro, no dia 13 de dezembro, teve por objetivo, a demonstração prática do processo de gestão de águas para a primeira comunidade beneficiada por um dos cinco projetos em fase de execução do Sistema de Abastecimento de Água para Consumo Humano em zona rural existentes no município de Pedras Altas.

De Pedras Altas, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Leandro Bandeira de Bandeira, Fiscal Sanitário e também responsável pelo Programa Vigiagua Municipal, além do diretor da Central de Projetos, representando também o Executivo Municipal, Amarildo Borges e Menoli da Costa Córdoba e Edemar Deoscar, representando a Associação Comunitária do Assentamento Santa Inês, que deverá ser o primeiro sistema concluído oficialmente. Eles foram recepcionados  pelo secretário de Agricultura, Ilton Flores, pelo agrônomo Lucas Rodrigues e o representante da associação visitada, HariBalduino Haas.

Poço Tubular Profundo

Poço Tubular Profundo

De acordo com Bandeira, atualmente também já há mais dois projetos encaminhados com a mesma finalidade que deverão atender outras duas comunidades, totalizando sete projetos ao final do processo e abrangendo uma população de aproximadamente 1.400 habitantes. “A Fundação Nacional de Saúde, financiou a implantação dos sistemas de abastecimento de água no município, porém, este processo estava sem conclusão ainda, fato que gera transtorno tanto aos munícipes que necessitam de um abastecimento de água regular, quanto ao ente público, que poderia ter que devolver um montante significativo de recursos aos cofres públicos federais, assim, a atual gestão, renegociou o prazo de cumprimento dos projetos abertos, estendendo até o final de 2018 para concluir o novo cronograma”, explica o fiscal sanitário.

Ele explica também, que os Sistemas de Abastecimento de Água para Consumo

Casa de Tratamento

Casa de Tratamento

Humano, tem como objetivo o controle de doenças de veiculação hídrica, contribuindo na redução da morbimortalidade e aumento da expectativa de vida e da produtividade das populações. Foram financiadas a execução de captação de água bruta em manancial subterrâneo, adutora, estação elevatória de água, estação de tratamento de água, reservatórios, rede de distribuição e ligações domiciliares com hidrômetros, entre outros.

Bandeira expõe ainda, que o projeto deve incluir programas que visem à sustentabilidade do sistema implantado e que contemplem os aspectos administrativos, tecnológicos, financeiros e de participação da comunidade. “Nossa meta é buscar a legalização jurídica de todas as associações rurais que terão Sistemas de Abastecimento de Água para Consumo Humano, auxiliando no desenvolvimento das regulamentações necessárias ao uso consciente e racional das águas distribuídas, sempre através de discussão popular entre executivo e associações, estimulando assim o controle social e a participação das comunidades beneficiadas”, afirma.

Comentários do Facebook