SEGURANÇA

Proteger a comunidade é sonho profissional que vira realidade para a nova delegada de Pinheiro Machado

Alexandra Carolina Pérez Sosa é natural de Santa Vitória do Palmar e atuava como Oficial de Justiça antes de passar no concurso da Polícia Civil

Delegada Alexandra Sosa assumiu a Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado há três semanas Foto: Divulgação TP

O município de Pinheiro Machado passou a contar, nas últimas semanas, com uma delegada titular da Polícia Civil. Formada em Direito pela Universidade Federal de Rio Grande (Furg) e natural de Santa Vitória do Palmar, extremo Sul do Estado, Alexandra Carolina Pérez Sosa, 36 anos, assumiu o cargo após pelo concurso e período de formação policial.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, Alexandra que antes ocupava o cargo de Oficial de Justiça, sendo servidora por 16 anos, contou que a escolha da carreira surgiu a partir de um sonho. “Decidi fazer o concurso para Delegada de Polícia porque sempre sonhei em ocupar um cargo que realmente contribuísse de forma efetiva para o bem estar da sociedade, servindo e protegendo nossos cidadãos”, afirmou.

A delegada, que fixou residência em Pinheiro Machado, disse ter escolhido a cidade para iniciar carreira pelo interesse em permanecer na região Sul. “Desta forma fico mais próxima dos familiares e faço questão de morar na cidade onde vou atuar”, destacou.

Questionada quanto à representatividade feminina em cargos públicos, principalmente os de segurança, ocupados em sua maioria por homens, a delegada Alexandra diz ser fundamental. “Parte de uma luta histórica da mulher, uma vez que culturalmente persiste na sociedade, ainda que em menor grau, a ideia de que o homem é o que tem o papel de ocupar cargos públicos de liderança. Dia a dia, nós mulheres, vamos demonstrando que temos sim muita força e capacidade de ocupar o lugar que desejamos, seja ele qual for!”, enfatizou a titular, acrescentando que os treinamentos na Academia de Polícia são iguais para homens e mulheres.

O TRABALHO – O TP conversou com a delegada Alexandra Sosa sobre as primeiras impressões e trabalhos na Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado. Conforme ela relatou à reportagem, as três primeiras semanas estão voltadas para o conhecimento das demandas da comunidade no que tange à segurança pública. “Estamos mantendo um trabalho em equipe com a Polícia Militar e demais instituições e órgãos públicos”, assinalou.

Quanto ao planejamento de ações para a cidade, ela lembrou que a Delegacia agora conta com mais um policial, o que fortalecerá a atuação e permitirá a continuidade das investigações que já estavam sendo desenvolvidas. “Daremos continuidade às investigações de combate ao tráfico de drogas, da Operação Faxina deflagrada em 2020 e que culminou no indiciamento de 32 pessoas.

VISITA – Na quarta-feira (6), a delegada Alexandra visitou o prefeito da cidade, Ronaldo Madruga e equipe de governo. Na ocasião, ela se colocou à disposição para parcerias. “Trabalharemos em conjunto com a Prefeitura Municipal, queremos facilitar os registros de ocorrências de abigeato e outros delitos, principalmente para moradores do interior do município devido a distância da área urbana”, relatou a delegada Alexandra.

NOVO CARTÓRIO – Alexandra Sosa citou duas importantes ações consideradas prioritárias. A primeira, já colocada em prática, a instauração, na Delegacia, de um Cartório de Mediação de Conflitos; a segunda, um trabalho voltado à proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar. “O cartório de Mediação será essencial para resolver de forma célere e eficaz inúmeros procedimentos registrados. Já quanto a violência contra a mulher, infelizmente, se perpetua em nossa sociedade e precisamos atuar. A Delegacia de Pinheiro Machado se coloca à disposição para bem atender e servir à comunidade”, explicou a delegada.

Comentários do Facebook