TRADICIONALISMO

PTG Combate do Seival comemora 34 anos com posse de prendas e peões

Entidade já começou a organização da Semana Farroupilha

Prendado foi apresentado durante o baile oficial Foto: Divulgação TP

O último fim de semana de julho foi marcado por atividades tradicionalistas e comemorações no Piquete Combate do Seival, localizado na Vila de Seival. A entidade comemorou os 34 anos de fundação com concurso de prendas e peões, mostra, declamação e prova artística, além de baile com o grupo Orgulho Gaúcho para posse do prendado.

Atualmente, está à frente da entidade, o patrão Horácio Pinheiro. Em entrevista ao Tribuna do Pampa, ele, que assumiu a entidade em 2021 em meio a pandemia, lembrou não ter sido fácil. “Não podíamos fazer eventos, mas tínhamos que manter as contas em dia. Graças a Deus e a patronagem que reunimos, trabalhamos para manter o nosso PTG aberto a comunidade e não deixar suas portas fecharem”.

Sobre o aniversário da entidade e a escolha do novo prendado, Horácio fala da importância do evento. “Há três anos, devido à pandemia também não realizávamos a troca de prendas e peões. Esse evento foi importantíssimo, pois é uma forma de incentivo para os jovens cultuarem nossas tradições. Os jovens estavam muito motivados, fechamos com um baile que foi um sucesso”, afirmou o patrão.

HISTÓRIA – O PTG Combate do Seival foi fundado em 29 de julho de 1988 na Vila de Seival, época distrito de Bagé, hoje fazendo parte do município de Candiota. A idéia da fundação ocorreu através de uma reunião na residência de Clauber Ferreira Pinheiro, com o objetivo de cultuar a tradição e lembrar os antepassados, buscando a realização de atividades sociais com cunho tradicionalista.

Secretário de Cultura, Diego Lima (C), junto ao 1º patrão, Clauber Pinheiro e o atual patrão, Horácio Pinheiro Foto: Divulgação TP

O nome da entidade foi criada pelo primeiro patrão, Clauber Pinheiro e a bandeira desenhada pela professora Giselma Pereira, nas cores amarelo, verde e vermelho em forma de listras, com o mapa de Bagé determinando os distritos e sediando Seival.
Os símbolos são a lança e a garrucha. O lema é “O passado nos orgulha”.

SEMANA FARROUPILHA – Conforme o patrão, a entidade já está com a programação das rondas crioulas da Semana Farroupilha 2022 quase pronta, além de datas definidas para o baile oficial, marcado para o dia 17 de setembro, e um mini-fandango dia 18 de setembro, uma espécie de domingueira com o grupo de idosos, ambos animados pelo grupo Orgulho Gaúcho.

PATRONAGEM 2022

– Patrão: Horácio Pinheiro
– 1ª capataz: Deise Dias
– 2ª capataz: Lutiana Silveira da Rosa
– 1ª sota capataz: Fernanda de Moraes Monteiro
– 2ª sota capataz: Alice Maciel Figueiró
– 1ª agregada da guaiaca: Giselda Martins Maciel
– 2º agregado da guaiaca: Fábio da Silva Pinheiro
– Xirua das falas: Adriana Lucas Lima
– Responsável pelo patrimônio: Édina da Silva Pinheiro
– Patrão campeira: Michael Lucas Lima
– Capataz campeira: Luiz Roberto Fontes Seidler

PRENDADO 2022

– Prendas Dente de leite: Barbara Veleda; Maria Luiza Lima Sdeler
– Prendinha: Valentina Leite; Diana Dias; Maria Eduarda Grendene
– Mirim: Maísa Barreto
– Juvenil: 1ª prenda – Marjore Rodrigues; 2ª prenda – Amanda Magalhães
– Adulta: 1ª prenda – Alice Maciel; 2ª prenda – Aniele Rodrigues
– Guri: Felipe Pacheco
– Peão: Rafael Silva
– Prenda da Terceira Idade – Odete Silva

Prenda adulta Alice Maciel Foto: Divulgação TP

 

Peão adulto, Rafael Silva Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook