TRADICIONALISMO

PTG Combate do Seival leva para casa títulos de peão e prendas no Concurso Municipal em Candiota

Participantes do concurso junto a autoridades municipais Foto: J. André TP

A noite do último sábado (19), foi de emoção e amor pela tradição gaúcha no CTG Candeeiro do Pago, em Candiota. O motivo, foi o resultado do peão e das prendas que irão representar o município durante a semana farroupilha que começa no próximo dia 11 de setembro. No total, quatro jovens de diferentes entidades candiotenses participaram das provas teóricas e artísticas, realizadas entre os dias 18 e 19 de agosto. O concurso é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

De forma inédita, o PTG Combate do Seival, localizado na comunidade histórica de mesmo nome, levou os três títulos disputados para casa, sendo o do peão Ólyver Prestes, e das prendas Kaylane Prestes (1ª Prenda), e Marjore Rodrigues (2ª Prenda). Para saber sobre as expectativas dos vencedores, o Tribuna do Pampa entrou em contato com cada um deles.

Peão e prendas municipais 2023 Foto: J. André TP

ÓLYVER

 

O jovem Ólyver Prestes, 17 anos, está desde os seus três anos de idade envolvido diretamente no tradicionalismo gaúcho, e disse que realizou um sonho de criança. Além disso, ele informou que desde 2011 participa ativamente das cavalgadas em busca da chama crioula, onde aprendeu mais da parte campeira.

“Concorri ano passado pela primeira vez, onde pude ver como era e novamente fui esse ano para alcançar meu objetivo. Concorri comigo mesmo, pelos meus ideais e busquei me aperfeiçoar, com muito estudo e indo a campo buscar pessoas que pudessem me dar orientação”, disse Ólyver. Ao finalizar, o jovem destacou que buscou o máximo de conhecimento que pôde e disse ter certeza que irá agregar muito para o município, fazendo com que a cidade ganhe mais visibilidade na semana farroupilha. “Buscando, juntamente com a Secretaria de Cultura, resgatar mais pessoas para as entidades e os jovens para aguçar ainda mais a vontade de estar e fazer parte das tradições farroupilha”, concluiu.

 

KAYLANE

 

Kaylane Prestes, 20 anos, conquistou o título de 1ª Prenda Farroupilha e afirmou que a faixa tem muito valor em sua vida. Sem participar de concursos há 14 anos, Kaylane afirmou que o seu foco era a presença das cavalgadas e por isso não havia disputado o título antes, pois as duas atividades eram realizadas nas mesmas datas.

“A vida inteira tive muita ligação com o tradicionalismo, pois é a minha maior herança de família e receber esse título juntamente ao meu irmão, só me traz certeza que estou no caminho certo”, ressaltou. Ao ser questionada sobre o seu tempo de preparo para as provas, a prenda garantiu que estava se preparando desde o final de 2022, pois já queria ter participado do concurso no mesmo ano e não conseguiu por motivos de saúde.

“As minhas expectativas pra semana farroupilha 2023 estão totalmente lá em cima, pois pretendo trabalhar nessa gestão de uma forma centrada e leve, de preferência levando o tradicionalismo aos meus e trazendo mais pessoas para a nossa cultura. Pretendo seguir o legado da prenda da gestão passada, e acredito que além de tudo, vai ser um período de muito aprendizado, afinal, podem nos tirar tudo, mas o conhecimento jamais”, finalizou.

 

MARJORE

 

Com 15 anos, a jovem prenda Marjore Rodrigues conquistou o 2º lugar no concurso, levando o título para sua casa tradicionalista, o Combate do Seival. Em sua fala, Marjore disse que o evento é ótimo para as prendas e peões que ainda gostam e cultuam a tradição.

“Foi uma experiência ótima participar, criamos diversas amizades e conversas durante essa trajetória até aqui. A minha expectativa para a semana farroupilha, é que possa ser produtiva e cheia de novas experiências”, pontuou. Ademais, Marjore disse que será eternamente grata pela oportunidade de representar a sua entidade, e pela confiança que foi depositada. “O PTG Combate do Seival foi bem representado, e merece todo o mérito”.

 

ENTIDADE

 

Há 35 anos fazendo parte das tradições gaúchas, o PTG Combate do Seival conquistou os três títulos disputados, e por regra e tradição, será a próxima entidade a receber o concurso municipal em 2024.

Em conversa com o atual patrão, Michael Lucas Lima, ele garantiu que a felicidade com o resultado é inevitável e gratificante, agradecendo os participantes que levaram o nome da entidade para o concurso. “Agradecemos também o apoio de todas as pessoas que não mediram esforços para ajudar. Nossa entidade agradece aos pais, patronagem e invernada que torceram pelos colegas”, disse Michael.

Já o secretário responsável pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Diego Lima, agradeceu a presença de todos no evento e reforçou que o concurso é realizado juntamente com a Coordenadoria do tradicionalismo. “Mais uma vez realizamos um evento maravilhoso, que contou com o apoio da equipe da Secretaria e da Coordenadoria do Tradicionalismo. Também quero ressaltar o nosso casal farroupilha de 2022, Mayrêe Moura e Carlos Pacheco, que conduziram com muito êxito os nossos festejos”.

Na oportunidade, Diego também falou sobre sua felicidade em contar, neste ano, com os jovens que levaram o nome do Combate do Seival, entidade que ele também faz parte e que aprendeu a apreciar ainda mais o tradicionalismo, sendo peão por dois mandatos e também integrante de invernadas passadas. “Com certeza o PTG entrou para a história, levando os três títulos de uma vez só. Esta é a minha entidade e a minha casa, e fico muito feliz por ter acompanhado esta conquista”, falou, reforçando que a entidade deve valorizar os três vencedores pelos títulos.

De acordo com as regras do concurso, em 2024 três casais devem ser escolhidos para representarem o município.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook