O último dia 10 de agosto, foi marcado pela realização do concurso municipal que definiu a nova gestão de prendas que irá representar Candiota nos festejos farroupilha e em atividades tradicionalistas no período de um ano. As provas e divulgação do resultado aconteceram no PTG Combate do Seival.
Pelo segundo ano consecutivo, a entidade conquistou a primeira colocação do concurso e deverá sediar a próxima edição da disputa em 2025, como manda a tradição. A prenda do PTG Combate do Seival, Marjore Rodrigues garantiu o 1º lugar, e a representante do CTG Candeeiro do Pago, que foi a outra participante, Barbara Thaviny Machado da Silva, ficou em 2º lugar. Neste ano não houve a inscrição de peões.
MARJORE
Participando pela segunda vez do concurso, Marjore disse que é sempre maravilhoso representar a sua entidade do coração. Sobre as provas, ela contou que teve o preparo de um mês, pois até então não iria concorrer novamente neste ano.
Ao ser questionada sobre a parte mais difícil, a prenda respondeu que foi realizar uma apresentação marcante ao público presente e aos jurados. “Eu sempre procuro fazer algo que seja especial pra mim, que ganhe a atenção das pessoas que estão me assistindo”, comentou, dizendo que na prova oral optou por falar sobre o jovem tradicionalista, que segundo ela, é um tema que acha importante em diversos aspectos.
Já na apresentação das danças, ela escolheu como tradicional o Maçanico, e como música de salão uma vaneira. Ainda na prova artística, declamou a poesia de Silvio Aymone Genro, Certas coisas. “Acredito que esse concurso serviu como um novo recomeço pra mim, com novos sonhos e objetivos”, concluiu.
BARBARA
Para Barbara, a participação no concurso também não foi pela primeira vez, pois ela já havia concorrido em 2023. Ao mencionar a parte que achou mais difícil neste ano, ela respondeu que foi concorrer fora da sua entidade, pois até o momento, todos os concursos que participou foram dentro do Candeeiro do Pago, onde já estava em casa e mais acostumada.
Como tema da prova oral, ela escolheu falar sobre o tradicionalista candiotense, Severino Rudes Moreira. Sobre a escolha, Barbara relembrou quando decidiu que iria concorrer novamente, e que já havia pensando que precisava levar alguém da tradição. “O concurso é do município, e como eu disse na mostra, é impossível falar de Candiota, e não falar desse bom tradicionalista, que está sempre nos eventos do município e disposto a ajudar nós, jovens tradicionalistas”, pontuou, dizendo que na prova artística, além de declamar, dançou Tatu de Castanholas e uma valsa.
Sobre a representação do título em sua vida, Barbara disse que a conquista mostra que está no caminho certo em busca dos sonhos. “Eu vi tanta evolução entre um concurso e outro, e isso só me motiva a seguir em frente”, finalizou, acrescentando que está muito empolgada para a semana farroupilha.
O CONCURSO
O concurso municipal é realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Ao jornal, a coordenadora do Tradicionalismo, Julia Graziela, destacou que embora a juventude tenha outros atrativos ao longo do ano, estão felizes por ser um dos únicos municípios do Estado que ainda continuam com a escolha de prenda e peão do município. “Eles que por um ano representam oficialmente o município na área tradicionalista, dando palestras, indo a encontros e representando a juventude gaúcha de Candiota”.
Sobre a edição deste ano, ela mencionou que o evento foi maravilhoso e contou com a presença da comunidade de Seival durante o dia inteiro, prestigiando as participantes em suas avaliações. “Cumprimos mais uma atividade da qual a coordenadoria de Tradicionalismo é responsável. Seguimos fomentando e divulgado nossas tradições, através do incentivo aos conhecimentos dos cultos gaúchos de nossa cidade e nosso Estado”.
NESTE FINAL DE SEMANA
Entre a sexta-feira (16) e o sábado (17), o PTG Combate do Seival irá realizar o concurso interno da entidade. Na sexta acontece à prova escrita, e no sábado o restante das atividades, como mostra, almoço e apresentações das provas artísticas.
Na parte da noite, haverá baile com o grupo Orgulho Gaúcho, sendo R$ 10 a entrada feminina e R$ 15 a masculina. Confira os participantes e suas categorias no quadro.
Participantes do concurso
Prendinha dente de leite
Ayla Magalhães Ritta e Myrela Vieira Lima
Prendinha
Maria Eduarda Grendene e Analuh Brum Corruchê
Mirim
Lariany Schwert de Azambuja e Vallentina Etcheverria Medeiros Leite
Juvenil
Andiesca Magalhães Ritta e Maísa Barreto Oliveira
Adulta
Laiane Martins da Silva
3ª Idade
Odete Mariza de Morais Silva
Peões (Piazito)
Francisco Lima Neto e Lorenzo Dutra Goulart
Piá
Vyktor Dutra Goulart
Guri
Yuri Gonçalves Bálsamo
Peão
Taimon da Silva Rodrigues
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*