Em vez de reformar as quadras da sede do município e da localidade de Seival, a prefeitura de Candiota optou por instalar pisos modulares nesses espaços. A escolha se deu pela praticidade com que o material, feito de polipropileno modificado, é colocado e porque o mesmo tem 10 anos de garantia, além da economia que gerou ao município. O secretário municipal de Planejamento, Alexandre Vedooto, ressalta que se as quadras fossem reformadas seria preciso investir R$ 86 mil em cada uma delas.
Já para instalar os pisos, a prefeitura destinou no total R$ 124.200,00. Segundo ele, os recursos aplicados na execução do serviço são oriundos da venda dos terrenos referente ao processo de regularização fundiária que a administração municipal realizou há pouco tempo na sede do município.
Cada quadra tem 540 metros quadrados. Uma delas fica no Complexo Tarumã, na sede do município, e a outra está instalada em Seival, próxima ao posto de saúde. Vedooto destaca que os pisos podem ser utilizados para a prática de qualquer modalidade esportiva. “São pisos aprovados pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e que a seleção brasileira usa para treinar”, menciona o secretário, lembrando que os mesmos têm 10 anos de garantia contra qualquer defeito de fabricação. “A vantagem é que não será necessário pintura pelos próximos 10 anos”, assinala. Além disso, ele diz que os pisos podem ser removidos e recolocados em outra área. “Se eu tenho um evento em determinado local, posso desmontá-lo e trazê-lo de novo”, explica. O material é fornecido pela empresa catarinense Futura Sports, sediada em Criciúma.