QUESTÃO ENERGÉTICA

Qualidade do ar de Candiota mantém excelência em tempo real

Na tarde desta quinta e nos últimos cinco dias que o jornal observou, sempre a qualidade do ar candiotense esteve excelente Foto: Reprodução TP

‘Encontrando’ quase que por acaso pelo presidente do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), Marcelo Belmudes, num aplicativo de previsão do tempo, o monitoramento da qualidade do ar em tempo real pode se tornar uma poderosa ferramenta para contrapor ambientalistas que insistem em dizer que Candiota possui níveis de poluição altos e outras lendas urbanas como incidência de doenças relacionadas a extração e queima do carvão mineral no município.

O sindicalista, que faz parte do grupo de WhatsApp da Comissão do Carvão, compartilhou o achado, que demonstra claramente que a qualidade do ar no município está em níveis de excelência e entre os melhores do Brasil.

O TP monitorou os índices nos últimos cinco dias e todos eles foram de excelência. Para estar neste nível, a escala é de 13 a 19, tendo Candiota oscilado entre 14 e 17 neste período. Na tarde desta quinta-feira (2), no momento que se fazia esta reportagem o índice era de 14, conforme a imagem reproduzida.

Os dados podem ser vistos em accuweather.com/pt/br/candiota/2309597/air-quality.

DIVULGAÇÃO – O prefeito Luiz Carlos Folador já designou que durante o Seminário ‘O Futuro da Mineração e Mineração para Futuro’ esta informação seja exaustivamente reproduzida. Deverá ser montado um painel no local para mostrar o índice em tempo real e também será falado pelo cerimonial. “Isso faz cair por terra essas teses de que Candiota tem poluição”, destaca Folador.

A Comissão do Carvão também está pensando outras formas para divulgar este monitoramento.

Comentários do Facebook