CORONAVÍRUS

“Quem fizer festa no município de Bagé será autuado e preso”, anuncia o prefeito Divaldo Lara

Festa de aniversário com moradores de outros municípios, um homem de 70 anos hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 positivados para coronavírus e a equipe da fiscalização municipal sendo recebida com ovos por pessoas que desrespeitaram o decreto vigente. Esse foi apenas um resumo do último final de semana em Bagé, contado durante transmissão ao vivo pelo Facebook nesta segunda-feira (6), pelo prefeito Divaldo Lara.

Ele esteve reunido com a titular da Secretaria de Saúde e  Atenção à Pessoa com Deficiência, Deise Quadros, o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ricardo Necchi, o coordenador do Comitê de Operações de Emergência em Saúde, Mário Mena Kalil, o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Leal, o provedor da Santa Casa de Caridade, Carlos Eduardo dos Santos, o procurador geral do município, Igor Palomino, o major da Brigada Militar, Kleiton Renam, e representantes dos órgãos de segurança da Polícia Civil e Brigada Militar.

Com a avaliação da sequência e gravidade dos últimos acontecimentos, a administração decidiu por adotar medidas mais brandas para tentar manter o controle da pandemia e evitar a disseminação do novo coronavírus. “Quem fizer festa no município de Bagé será imediatamente autuado e preso. Teste isso daqui para frente se você não acreditar no que eu estou dizendo. Em caso de descumprir o horário estabelecido no decreto, o estabelecimento será interditado e logo após terá seu alvará cassado. A Vigilância Sanitária e a Brigada Militar não receberão nenhum tipo de desacato como o último que aconteceu, que jogaram ovos e desrespeitaram o trabalho que busca preservar a vida de todos e também a manutenção dos negócios no município. Atitudes como essa serão imediatamente repelidas. Quem decidir fazer bolinho no centro da cidade, quem resolver testar a autoridade da Brigada Militar, da Polícia Civil e também da fiscalização municipal sofrerá imediatamente as ações de punição”, afirmou Divaldo Lara.

Ainda segundo ele, a irresponsabilidade é de parte da população que não entendeu a gravidade do problema causado pela pandemia do novo coronavírus. “São algumas pessoas que julgam o que estamos vivendo apenas como uma gripezinha ou que estamos fazendo uma politicagem em cima disso. Isso está colocando em risco a saúde de milhares de bageenses. Estamos vencendo o vírus, sendo um exemplo para o Estado do Rio Grande do Sul e não vamos deixar que pessoas irresponsáveis coloquem tudo em risco”, finalizou.

Entre os itens do novo decreto, a restrição da circulação nas ruas no intervalo de 22h às 6h; funcionamento das linhas de ônibus até às 21h30; supermercados poderão funcionar até 21h de segunda a sábado e até as 17h aos domingos; proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos espaços públicos, proibição dos cultos religiosos pelos próximos 10 dias e interdição de praças nos finais de semana. Clique aqui para visualizar o documento completo.

Atualmente, a Rainha da Fronteira está classificada com a bandeira laranja (risco médio) do modelo de Distanciamento Controlado estabelecido pelo governo do Estado. O município recorreu para voltar à bandeira amarela (risco baixo) e aguarda decisão final, que deve ser divulgada ainda na tarde desta segunda-feira (6) e passa a valer a partir da terça-feira (7).

Comentários do Facebook