SUSTENTABILIDADE

Quinta da Estância produz cartilha com receitas de lanches saudáveis e sustentáveis para merendeiras de Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A cartilha integra o projeto SSM Candiota Sustentável, que leva
educação ambiental para todas as escolas da cidade Foto: Divulgação TP

Diariamente são des­perdiçados semen­tes, farelos, talos, folhas e cascas durante o preparo dos alimentos. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 90 mil toneladas de ma­téria orgânica, entre as quais restos de alimento, são descartadas por dia no Brasil. Muitas vezes isso acontece por desconhe­cimento dos benefícios nutricionais desses in­gredientes, bem como do impacto ambiental causado por seu descarte.

Pensando nisso, a Quinta da Estância produ­ziu uma cartilha de “Re­ceitas para Lanches Sau­dáveis e Sustentáveis” para distribuir em treinamento oferecido às merendeiras que atuam na cidade de Candiota. A ação integra o projeto SSM Candiota Sustentável, parceria entre Quinta da Estância, Seival Sul Mineração e Prefeitura de Candiota, que objetiva estimular a criação de al­ternativas sustentáveis à comunidade.

Na cartilha, talos e folhas são reaproveitados em receitas de pão e de panqueca verde; a banana com casca vira farofa; a ba­tata é base para o preparo de brigadeiro; e até a casca de abóbora é reutilizada na produção de bolos.

Segundo o diretor de relacionamento com o mercado da Quinta da Estância, Rafael Goelzer, a utilização de alimentos mais naturais e o apro­veitamento de tudo o que oferece contribuem para a diminuição do desperdício. “Ao aproveitarmos os ali­mentos de forma integral, produzindo refeições ricas em nutrientes, diversidade de cardápio e custo reduzi­do”, destaca

Comentários do Facebook