COMUNICAÇÃO

Rádio Hulha Negra FM comemora 15 anos de transmissões

Atualmente, equipe é composta por seis locutores Foto: Divulgação TP

O domingo passado foi de comemoração para a comu­nicação de Hulha Negra. A Rádio Comunitária Hulha Negra FM 104,9 Megahertz completou 15 anos de atuação na cidade. Devido a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e os protocolos de bandeira preta, a data foi lembrada principalmente de forma virtual.

Fundada em 07 de mar­ço de 2006, a Associação Rádio Comunitária Hulha Negra, surgiu da vontade e empenho de pessoas que tinham por finalidade agregar algo de bom ao município de Hulha Negra. Objetivando dar acesso à comunidade aos meios de comu­nicação em massa e oportunizar as pessoas que nunca teriam chance em grandes meios de comunicação de apresentarem os seus programas e participarem da rádio, a Rádio Hulha Negra FM foi ao ar pela primeira vez no mesmo dia de sua fundação, 7 de março de 2006, através do esforço de Fabiano Vignol Leal, Danilo Ferreira Gonçalves e um grupo de colaboradores.

O Início das atividades se deu numa pequena peça nos fundos da casa do primeiro Presidente da Associação, Danilo Ferreira Gonçal­ves e atualmente possui um espaço físico próprio para os seus estúdios. A emissora é presidida por Fabiano Vignol Leal que assumiu o cargo em janeiro de 2012 dando continuidade ao trabalho realizado pelos demais companheiros que ajudaram a fun­dar a emissora. Sobre os 15 anos da rádio, Fabiano disse ao Tribuna do Pampa representar muito em sua vida. “Há cerca de 15 anos larguei tudo em Bagé para montar algo que não sabia se iria dar certo e hoje somos referência na região em rádio comunitária. Fomos uma das pri­meiras rádios a possui sistema todo digital, temos o site, o aplicativo e as mídias sociais. Desde a fundação sempre tivemos comprometimento com a comunidade, abrindo os mi­crofones para campanhas e apesar de não termos profissionais técnicos em toda equipe, avançamos em coberturas políticas como debates e parcerias como a realizada com o jornal Tribuna do Pampa e as transmissões esportivas no futebol amador e dupla Ba-gua de Bagé”, manifestou Fabiano.

Questionado sobre o fu­turo, Leal adianta o objetivo de ampliação do prédio. “Nosso atual prédio foi construído com a ajuda comunidade, só compramos o ter­reno. Agora, pretendemos ampliar o estúdio e construir uma cozinha que hoje não temos, proporcionando assim, um melhor espaço aos nos­sos colaboradores, entrevistados e comunidade”, afirma.

Atualmente integram a equipe da rádio Hulha Negra FM, Fabiano Leal (diretor/locutor), An­derson Valadão (locutor/narrador), Glênio Cavalheiro (locutor), Aroldo Chaves (locutor), Débora Serpa Leal (locutora) e Nardo Porcellis (locutor/repórter).

Comentários do Facebook