MEIO AMBIENTE

Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos supera dados de 2017 em Pedras Altas

Primeira campanha realizada neste ano já superou a ação realizada no ano passado

Coleta aconteceu em diversos pontos da zona rural e urbana

Coleta aconteceu em diversos pontos da zona rural e urbana Foto: Divulgação TP

No dia 14 de junho ocorreu mais uma campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em Pedras Altas. A ação ocorreu através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, escritório municipal da Emater e Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas da Região Sul (Aredesul).

De acordo com o técnico da Emater, Sérgio Madruga Furtado, na zona urbana foi feita a coleta em um ponto durante todo o dia e no interior, ocorreram pontos itinerantes. “Esta é a segunda edição da campanha e o número de produtores que fizeram a entrega das embalagens aumentou expressivamente, quase dobramos o número de embalagens coletadas. Nossa intenção é realizar no mínimo duas vezes ao ano a campanha”, diz Furtado.

Embalagens foram coletadas com o caminhão da Aredesul

Embalagens foram coletadas com o caminhão da Aredesul Foto: Divulgação TP

Ainda conforme o técnico, os produtores receberam um comprovante de entrega com a identificação do produtor e o número de embalagens, bem como a especificação do tamanho das embalagens para comprovação caso haja fiscalização dos órgãos ambientais, comprovando o destino final adequado das embalagens.

A Emater ressalta também que para as embalagens serem recolhidas deve ser feita a tríplice lavagem da embalagem, perfuradas e não conter resíduos de produto, caso não seja realizado este procedimento não serão recolhidas as embalagens. Ao total foram recolhidas 3.144 embalagens de diversos tamanhos, um número bem maior da coleta anterior que contabilizou 1.800 embalagens.

Comentários do Facebook