Proporcionar o direito de ir e vir das pessoas tem sido um dos marcos do governo do prefeito Bebeto Perdomo (PSB). Nesta semana, a reportagem do Tribuna do Pampa conversou com o gestor acerca do trabalho desenvolvido no interior do município, visto se perceber as constantes ações da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
De acordo com o prefeito, as ações seguem o proposto no plano de governo, assim como das demais secretarias. Conforme Bebeto, para que o direito de ir e vir dos pedrasaltenses não fosse prejudicado, a Prefeitura deu início a um trabalho de recuperação, começando pelo patrimônio público. “A Secretaria de Obras estava com os maquinários em péssimas condições. De cinco caminhões, somente um estava em pleno funcionamento. De duas motoniveladoras, somente uma em condições razoáveis. Não possuíamos nenhuma retroescavadeira e rolo compactador funcionando. Tivemos que, primeiramente, arrumar os maquinários”, relata o prefeito.
Ele também expõe a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Rio Grande do Sul no processo e os produtores rurais de Pedras Altas. “A SDR nos cedeu, através de projetos, uma máquina epoclem, um caminhão caçamba e uma retroescavadeira, o que permitiu o início dos trabalhos nas estradas. O Sindicato Rural de Pedras Altas, através do presidente Carlos Silveira de Ávila também foi importante e nos auxiliou muito nesse trabalho de recuperação das estradas vicinais”, expõe.
Questionado de que forma está ocorrendo o trabalho, o prefeito explica que se realiza de forma contínua. “Semanalmente e de forma gradativa estamos chegando a todos os pontos. Já contabilizamos mais de mil quilômetros de estradas recuperadas, tanto principais como internas dos assentamentos da reforma agrária. Também está
nessa conta, o trabalho nas entradas das propriedades, que receberam uma atenção especial”, relata.
TRABALHO ATUAL – O prefeito não contabilizou o número de cargas de cascalho já utilizadas nas estradas, porém, ressaltou o trabalho de patrolamento, encascalhamento e drenagem. “Compramos bueiros, pois é necessário escoar a água da chuva que fica acumulada na estrada em períodos de grandes precipitações. Optamos por um trabalho preventivo e estamos conseguindo chegar a locais de extrema necessidade”, afirma Bebeto.
Perdomo cita o Banhado dos Costa como exemplo de trabalho intensificado. “O local era uma reivindicação histórica dos moradores da região, pois a estrada ficava alagada. Foram colocados bueiros e a área limpa. Acredito que teremos uma redução considerável do problema”, pondera.
PONTES – Outro ponto elencado pelo prefeito Bebeto no que tange ao trabalho de recuperação das estradas, foi a reconstrução de pontes. Conforme o gestor, até o momento foram recuperadas seis pontes de madeira do interior do município. “Reconstruímos pontes que apresentavam condições ruins e até riscos para quem trafegava no local. Todas foram feitas com material novo, de qualidade e com a utilização de recursos próprios da Prefeitura. É um grande trabalho em equipe, estou muito satisfeito em ver os resultados. Espero outros ainda melhores depois que recuperarmos o braço roçador e pudermos realizar trabalhos de roçada e abertura de estradas”, conclui o prefeito.