Redação 1.322

HACKERS 1
Os sistemas de informática são mesmo vulneráveis e os chamados hackers (ladrões modernos) possuem tempo e técnica para realizarem ataques. Não há no planeta sistema seguro. Nesta semana, infelizmente, a Prefeitura de Candiota teve seu sistema de informação invadido, o que, deixou paralisado vários serviços importantes. Felizmente haviam backups (cópia) e quase nada se perdeu.

HACKERS 2
Recentemente, o sistema do TP também foi atacado, o que deixou tudo instável e esquisito por cerca de uma semana. Nossos técnicos trabalharam incessantemente para o restabelecimento.

CAMPANHAS POLÍTICAS
Faltando menos de um mês para as eleições municipais, os candidatos começam a se agitar mais em busca do voto. A internet tem sido aliada, mas ainda o contato mais direto, o chamada corpo a corpo (com máscara e distanciamento), são fundamentais e até exigidos por alguns eleitorais. Em contrapartida, os eleitores que não gostam as visitas políticas em suas casas, possuem um argumento da hora e nada antipático de dizer que não estão recebendo visitas em função da pandemia.

BETIOLLO EM PINHEIRO 1
O ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo protocolou esta semana sua defesa junto ao Cartório da 35ª Zona Eleitoral, depois do Ministério Público Eleitoral (MPE) pedir a impugnação da sua candidatura a prefeito de Pinheiro Machado nestas eleições. A alegação do MPE é que Betiollo cometeu crimes contra a administração pública durante uma fiscalização ambiental em sua fazenda em 2016. Na ocasião, Betiollo teria desacatado os fiscais, além de resistido à fiscalização. Foi condenado em duas instâncias pela Justiça Federal e justamente por ter sentença de um órgão colegiado (Tribunal Federal da 4ª Região – TRF4), segundo o MPE, incorre na Lei da Ficha Limpa.

BETIOLLO EM PINHEIRO 2
Os advogados do candidato estão atuando em diversas frentes para garantir que ele seja deferido como candidato pela Justiça Eleitoral. Além da defesa protocolada em Pinheiro Machado e que deve ser julgada até dia 21 de outubro pelo juiz local, Betiollo entrou com um pedido de habeas corpus (HC) no Supremo Tribunal Federal (STF), que está nas mãos da ministra Carmem Lúcia, bem como, um outro HC no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo para anular a condenação da ação penal, alegando incompetência da Justiça Federal, afirmando que apenas os fiscais estaduais foram, em tese, ofendidos porBetiollo. Também foi entrado em 24 de setembro deste ano no STJ, com um agravo de instrumento, pedindo a concessão de tutela de urgência em caráter cautelar a fim de suspender a inelegibilidade. Ainda, segundo apurou o TP, a defesa estudauma outra frente processual para ingressar em breve.

BETIOLLO EM PINHEIRO 3
A situação jurídica de Betiollo gera muitas dúvidas, mas, ao que tudo indica, Betiollo irá ‘brigar’ ferozmente para garantir sua candidatura e depois, caso vença as eleições, para ser diplomado e empossado. Há nos meios políticos da cidade um debate se o PSDB e o PDT trocariam a chapa até o dia 26 de outubro (prazo fatal para este tipo de mudança). Porém, em conversa com Betiollo esta semana, o jornal percebeu que esta possibilidade ficou bem mais distante e que ele está animado com as teses jurídicas que estão sendo construídas pelos seus advogados.

DEBATE EM PINHEIRO
Devido ao problema de Betiollo, pode que o candidato Rogério Moura, da aliança PSB, PP e MDB não participe do debate que está sendo promovido pela Acias, TP e rádio Hulha Negra FM na manhã deste sábado (17). Os representantes de Rogério que participaram da reunião em preparação ao debate na última terça-feira (13), disseram que a decisão da coordenação de campanha era de não participação se o caso de Betiollo não tivesse uma decisão definitiva até o dia do debate. A organização ainda estava com esperança de uma mudança de ideia da coligação Um novo tempo, com a participação de Rogério, porém sempre afirmou que apesar de lamentar, respeitava e que achava legítima a atitude de não participação. Independentemente de qualquer coisa, as coordenações de Gilson Rodrigues (PT) e Betiollo garantiram presenças.

DEBATE EM CANDIOTA
O debate com os candidatos de Candiota está programado para acontecer no próximo dia 31 de outubro, num estúdio que será montado na sede do TP. Os três candidatos a prefeito, Folador (MDB-PSDB), Adriano (PT-PTB-PDT-PSB-PCdoB) e Pimenta (PSOL) já confirmaram presenças. Em breve será realizada a reunião com as coordenações de campanha para apresentação do formato da contenda. O debate de Candiota é uma promoção do jornal e da rádio Hulha Negra FM. Em breve será divulgado todos os canais em que será possível acessar em som e imagem a contenda.

SEU VILMAR

O sargento da Brigada Militar, Ilderaldo Marques da Silva segue firme no seu propósito de ajudar o seu Vilmar Maciel, de 67 anos, que teve sua casa destruída por um incêndio em 2018, na Vila Residencial 2, em Candiota. Seu Vilmar foi contemplado com um terreno pela Prefeitura nos fundos do Pronto Atendimento, ergueu ali um barraco de madeira e mora ainda improvisado. Em fevereiro deste ano, o TP publicou uma reportagem sobre a situação do idoso e sua história de vida. Além da rifa de um celular que concorre em fins de dezembro, também as pessoas podem contribuir com materiais de construção ou por meio de uma vaquinha virtual (vakinha.com.br/vaquinha/casa-para-seu-vilmar). Mais informações podem ser obtidas com o sargento Ilderaldo pelo fone (53) 98449-9831 (WhatsApp). Ajuda lá!

FISCALIZAÇÃO NA FRONTEIRA
Recentemente a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec) do Exército Brasileiro, sediada em Bagé e com área de abrangência entre os municípios de Santana do Livramento e Jaguarão – 400km de fronteira com o país vizinho Uruguai -, recebeu um importante meio auxiliar de fiscalização, um drone. Segundo ressaltado, foi verificado que a região oferece diversas vias vicinais de acesso a ambos os países, necessitando, portanto, de fiscalização, que demanda aos Regimentos um custoso aporte logístico e de pessoal. “O drone se mostra como uma alternativa eficaz e barata, em virtude de sua economia, se comparado ao uso de aeronaves de asa rotativa (helicópteros), ou pela utilização de viaturas e pessoal para realizar o patrulhamento das aludidas vias”, disse a nota.

DIA D DE VACINAÇÃO 1
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos vai até o dia 30 de outubro em Postos de Saúde de todo o país. Os órgãos de Saúde alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia da Covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. Neste período também teve início a Campanha Nacional de Multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às Unidades de Saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

DIA D DE VACINAÇÃO 2
Neste sábado (17), a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional. No público-alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Comentários do Facebook