VOLTA ÀS AULAS

Rede estadual de ensino retomou as atividades escolares nesta semana

Escola de Seival passou por diversas melhorias para receber os alunos Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

Na última quinta-feira (23), a rede estadual de ensino retomou suas atividades educacionais em todo o estado. Na região, alunos de mais de 10 escolas entre Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado e Pedras Altas estão de volta às salas de aula.

Em conversa com a redação do TP, a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Miriele Rodrigues, afirmou que todas as escolas estão aptas ao retorno. “Nós temos todas as escolas com plenas condições de receber os alunos, e já estão organizadas. Temos professores para toda rede e não temos nenhum problema que impeça o retorno do ano letivo. Acreditamos que irá começar tudo na maior tranquilidade”, destacou Miriele.

CANDIOTA– A equipe do TP entrou em contato com a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), Simone Costa, que falou sobre o início das aulas e a recepção dos alunos. “Neste ano a novidade é o ensino médio em turno integral, então nós iremos fazer algumas atividades em grupos e integração com os alunos, pois alguns são novos na escola. Já com os pequenos, nós iremos fazer uma decoração em ritmo de carnaval”, disse a diretora, mencionando o carnaval fora de época realizado no município.

Além disso, a professora destacou que o ano letivo de 2022 só encerrou na semana passada, em razão dos estudos de recuperação.

A manhã de retorno também começou agitada na escola do bairro Seival, onde além do espaço totalmente revitalizado, os alunos também foram recepcionados com guloseimas, brinquedos infláveis e material escolar. De acordo com as palavras da diretora Marilu Kercher, ela deseja que todos tenham orgulho da escola. “Os nossos professores e funcionários estão sempre dispostos a fazer o melhor por cada uma de nossas crianças”, disse e destacou que este ano promete ser melhor.

PARCEIROS – Marilu ressaltou o apoio da empresa Seival Sul Mineração (SSM), através da presença do gerente geral de controle, Nelson Kadel, com a mão-de-obra voluntária para a pintura interna e externa da escola, além da reposição dos uniformes para os alunos, entre outros auxílios. Já quanto a Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, ela destacou a locação de brinquedos e delícias ofertadas para a abertura do ano letivo, além da mão-de-obra para a revitalizção do prédio. Pelo Executivo estavam presentes o prefeito Luiz Carlos Folador, o secretário de Cultura, Diego Lima, e o secretário de Educação, Michel Feijó.

5ª CRE– A equipe do TP também conversou com a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Alice Maria Szezepanski, responsável pelas escolas estaduais dos municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas, que contam com os educandários General Hipólito Ribeiro e Leonel de Moura Brizola.

Ao ser questionada sobre o começo do ano letivo, Alice disse que a expectativa é muito boa. “Estamos iniciando o ano letivo renovados, depois de tantas experiências e vivências nos últimos três anos. Então estamos com a expectativa muito boa mesmo, tanto no Hipólito de Pinheiro Machado quanto no Brizola de Pedras Altas”, afirmou.

Neste início de ano, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizará um repasse de R$ 30 milhões do programa Agiliza Educação, que destina recursos para que as próprias escolas executem obras e reparos de baixa complexidade. O primeiro repasse do Agiliza Educação, feito em 2022, garantiu às escolas R$ 228 milhões, o que permitiu a realização de reformas e qualificação do espaço escolar para a realização do ano letivo.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook