RELIGIÃO

Região celebra início da Quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade

A última quarta-feira (22) foi marcada pelo início da Quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade 2023, que tem a Fome como o tema deste ano. O começo foi destacado por missas e celebrações em Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Pedras Altas.

Na religião cristã, a Páscoa que é marcada pela morte e ressurreição de Jesus, é a maior e a mais importante de todas as festas, de acordo com o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Por este motivo, a preparação da Páscoa leva 40 dias, o número que denomina a então chamada Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e se estende até a manhã da quinta-feira santa.

Para saber mais sobre a programação de cada município da região do TP, a equipe entrou em contato com os padres e freis responsáveis pelas igrejas de cada cidade.

PINHEIRO E PEDRAS – Em conversa com o TP, o padre Elautério Conrado da Silva Junior (padre Junior), que atende a comunidade São Manoel em Pedras Altas, e a Igreja Matriz em Pinheiro Machado falou sobre a o processo da quaresma.
Ao citar a importância da quarta-feira de cinzas, o padre Junior falou sobre o ritual das cinzas. “A imposição das cinzas é uma tradição judaica do antigo testamento e também do cristão, essa acesa e posta na cabeça lembra as pessoas de que nós somos pó, e que ao pó nós voltaremos. Por isso, nós precisamos nos converter e crer no evangelho para sermos pessoas melhores e transformarmos o mundo”, explicou.

Além disso, ele destacou a Campanha da Fraternidade que existe há mais de 60 anos nas igrejas do Brasil, e traz diferentes temas de reflexão a cada ano. “Então a igreja aqui no Brasil tem sido pioneira com a campanha da fraternidade em conseguir políticas públicas em diversos setores, por exemplo, nós tivemos a campanha da fraternidade que foi Fraternidade do Idoso, e daí nasceu o estatuto do idoso”, afirmou.

Ao finalizar, o padre ressaltou que no Domingo de Ramos, a igreja faz a coleta da solidariedade. “Essa coleta é um fundo que nós formamos e que nos ajuda a incentivar projetos sociais, por exemplo, nós aqui em Pinheiro Machado já fomos contemplados com verbas e fomentamos a criação de grupos de mulheres, que é um dos exemplos e tantos outros que acontecem na nossa região e no Brasil todo”, disse Junior.

HULHA NEGRA E CANDIOTA– A redação também conversou com o frei Tiago Frey, responsável pela comunidade Matriz São José em Hulha Negra, e comunidade Imaculada Conceição de Candiota. Ele explicou que além das missas realizadas no dia 22, também haverá uma missa nesta sexta-feira (23), na comunidade Imaculada Conceição, às 19h. Além disso, frei Tiago informou que neste domingo 26 de fevereiro, haverá celebração nas duas comunidades a partir das 9h.

Ao citar a Quaresma, o frei afirmou que ela é uma luz que aponta para a Páscoa. “Dessa forma, nos preparando com espiritualidade, esperança e amor, passando pela cruz de Jesus para juntos chegarmos na Páscoa da Ressurreição”, explicou, e destacou que a igreja propõe três maneiras ou atitudes de viver a Quaresma, sendo elas a esmola, a oração e o jejum.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook