BELEZA HULHANEGRENSE

Região conhece as soberanas da 25ª Festa do Colono

Em baile realizado na última sexta-feira (24), também em comemoração aos 31 anos da cidade, as belas jovens foram apresentadas ao público regional

Prefeito Renato, as soberanas e Igor, que é vice-prefeito e coordenador da Festa do Colono Foto: J. André TP

As novas Soberanas da 25ª Festa do Colono, que será retomada este ano após três anos sem acontecer, foram apresentadas durante um baile animado pelo grupo Tchê Guri e que também comemorou os 31 anos de emancipação do município. O evento foi no ginásio municipal – local onde acontece tradicionalmente a Festa do Colono.

Sete candidatas se inscreveram e dentro dos critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora, três delas foram escolhidas para reinar. A Comissão é formada por secretários municipais, servidores municipais e da Emater local, além das convidadas especiais, a primeira-dama do município, Darlene Gonçalves, e a segunda-dama, Rejane Schneider. A escolha foi durante um coquetel realizado no dia 7 de fevereiro, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As novas soberanas (ver perfil no quadro) receberam a missão das mãos do reinado anterior formado pelas soberanas da edição de 2019, Vitória Rampelotto, Bruna da Silva e Paula Morgana. Após a apresentação individual de cada uma elas, o trio desfilou pelo ginásio sob os aplausos do bom público presente.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, parabenizou as soberanas que irão percorrer toda a região divulgando a festa do município e estendeu as felicitações à todas as candidatas que participaram do processo. “Todas são vencedoras pela coragem em representar suas comunidades e fazer parte deste importante momento. Foi uma festa muito linda”, disse.

ORGANIZAÇÃO – Segundo o vice-prefeito e coordenador da Comissão Organizadora da 25ª Festa do Colono, Igor Canto, a expectativa neste momento é pela aprovação da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), para que se possa captar recursos de empresa e que elas possam abater dos impostos. Ele acredita que esta semana deve acontecer a decisão por parte do Conselho estadual de Cultura.

Caso aconteça, já está acertada inicialmente a captação de R$ 200 mil via LIC, sendo que o evento tem um custo estimado de R$ 320 mil. O restante também há aceno de patrocínios. “Esperamos aprovar e daí podermos fazer a entrada de forma gratuita para o público”, assinalou Igor.

Já há várias atrações confirmadas como o grupo Os Serranos para o baile principal, show com Paulinho Mixaria, Noite Gospel, Elton Saldanha, banda Sétimo Sentido e várias grupos da região. Outra preocupação, segundo Igor, é com relação a qualidade de som, sendo que a organização irá contratar a renomada Oficina da Música, de Santa Maria, para cuidar deste quesito importante.

A 25ª edição da Festa do Colono acontece nos dias 4, 5 e 6 de agosto deste ano.

Conheça as soberanas

A Corte da 25ª Festa do Colono é formada pela rainha Kailaine Reetz Corrêa, de 19 anos; pelas princesas, Vanessa Davoglio Talaska, 20 anos, e Isabelly dos Santos Mattos, de 17 anos.

Vanessa, Kailaine e Isabelly Foto: J. André TP

A rainha Kailaine representa a comunidade da Conquista do Arvoredo. Filha do agricultor Everando Correa e da professora Carla Elisiane Pohlmann Reetz, ela dedica parte de seu tempo aos estudos nos cursos de Engenharia de Energia (Unipampa Bagé) e Pedagogia (Unicesumar), onde cursa o 3º semestre nas duas universidades. “Foram sensações de alegria e satisfação de representar nossa cultura na maior festa no estilo colonial da região. A noite da coroação foi inesquecível. O público foi muito acolhedor e afetuoso, nos recebendo com carinho e muita atenção. A minha família ficou muito contente e orgulhosa, e prestigiaram comigo dividindo emoções neste momento especial. Enfim, foi um dia maravilhoso, um verdadeiro dia de rainha, com direito a salão de beleza, e mimos de todos os lados”, afirma Kailaine.

A princesa Vanessa, que representa a comunidade do Assentamento Meia Água, concluiu o ensino médio e quer prestar prova para a Brigada Militar. Ela conta que a emoção de receber a coroa foi indescritível. “Foi um misto de emoções vivenciadas naquele momento. Minha família estava junto comigo, e com orgulho e alegria, comemoramos o título. Eu amei meu dia de princesa com uma sessão de cabelo e make e finalizou com o baile. Amei essas novas experiências, uma pequena mostra do importante trabalho que temos pela frente, que é representar e divulgar a 25ª Festa do Colono de Hulha Negra”, disse Vanessa.

O sorriso da princesa Isabelly estampava sua alegria na noite da coroação. Ela está cursando o último ano do ensino médio, na Escola Estadual Manoel Lucas de Oliveira, e representa a comunidade da Colônia Nova Esperança. “Uma emoção muito grande receber a coroa que pra mim tem um significado muito especial. Foi lindo ver as pessoas que eu mais amo e que estavam ali, ao meu lado, registrado mais um sonho meu que foi realizado. Confesso que até senti com pouco de timidez com o tanto de pessoas nos assistindo, porém, muitos que eu já conheço vieram me parabenizar, assim como os amigos, colegas de aula, e isso me fez sentir muito feliz, afinal, é uma honra representar meu município na festa mais esperada do ano. Vamos representar com muito comprometimento e dedicação”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook