CULTURA GAÚCHA

Região dá início a Semana Farroupilha com o acendimento da chama crioula

Desde o último dia 11, a região de cobertura impressa do jornal está movimentada em função do começo da comemoração mais esperada pelos gaúchos, a Semana Farroupilha. Em razão disso, o jornal entrou em contato com as entidades tradicionalistas para saber sobre o acendimento da chama crioula e a programação de cada uma delas. Confira abaixo as programações das entidades que encaminharam os materiais ao TP.

 

CANDIOTA

No PTG Combate do Seival, a chama foi acesa no dia 11 Foto: Divulgação TP

Da região, as entidades de Candiota foram as primeiras a realizar o acendimento da chama crioula em seus espaços. Após o recebimento da centelha da chama, conduzido pela Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC) desde Santana do Livramento até o município, as entidades se deslocaram até a localidade histórica de Seival, para receber a chama e dar início na Semana Farroupilha 2023.

Sendo da comunidade, o PTG Combate do Seival foi o primeiro a realizar o acendimento no próprio dia 11, sendo feito por Vanderlei Magalhães. Em sua programação, além de jantares e minifandango, a patronagem irá realizar o baile oficial no próximo dia 17, com o Grupo Recanto, a partir das 21h.

Já o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Batalha do Seival, localizado na Vila Operária, realizou o acendimento da chama no dia 12, com apoio do Piazito Antônio Largue. Na programação da entidade, o baile oficial está marcado para acontecer nesta sexta-feira (15). Além disso, haverá o 5º FesteDance no dia 17, que é um festival de coreografia que envolve invernadas artísticas.

CTG Batalha do Seival, em Candiota Foto: Divulgação TP

O CTG Luiz Chirivino, localizado na sede do município, também realizou o acendimento da chama no dia 12, pelas mãos de Samantha Aquere. No calendário de eventos da Semana Farroupilha, o baile oficial está marcado para acontecer neste sábado (16), com o grupo Barbicacho, a partir das 23h30.

CTG Luiz Chirivino, em Candiota Foto: Divulgação TP

A última entidade candiotense a realizar o acendimento da chama crioula, foi o CTG Candeeiros do Pago, localizado na Vila Residencial. Com acendimento no dia 13 de setembro, a entidade também realizou um encontro de invernadas. Entre jantares e minifandango, o baile oficial está agendado para o próximo dia 19, ao som do grupo Os Ruanos, a partir das 23h30.

 

PINHEIRO MACHADO

 

Por conta das fortes chuvas dos últimos dias, o Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas (CCTG) Lila Alves, de acordo com o vice-patrão Eduardo Martins, realizou o acendimento da chama crioula no último dia 13, mas sem cerimônia. A entidade conta com uma programação recheada de apresentações, bailes e shows durante a semana inteira.

 

HULHA NEGRA

 

O município de Hulha Negra buscou a centelha da chama em Candiota, no último dia 11. Cavaleiros e cavaleiras do CTG Herdeiros do Sepé fizeram o recolhimento da centelha, e mantiveram na entidade até o dia 13, quando as demais se deslocaram até o CTG e realizaram a busca, dano início à Semana Farroupilha.

Na foto, o patrão do Herdeiros do Sepé, Vergílio Outeiro, com a chama de 2023 em Hulha Negra Foto: Divulgação TP

O patrão do CTG Nativos do Rio Negro, Jacir dos Santos, realizou o acendimento da chama em sua entidade. O calendário de atividades conta com almoços, rondas e baile com o grupo Sandim no próximo dia 16, em comemoração aos 30 anos da entidade, a partir das 23h.

CTG Nativos do Rio Negro, em Hulha Negra Foto: Divulgação TP

No CTG Herdeiros do Sepé, de acordo com José Nedir, a programação da entidade está voltada para jantares. Além disso, ele informou que neste final de semana haverá tiro de laço, celebração e churrasco ao meio-dia.

 

PEDRAS ALTAS

Chegada da centelha da chama no Sentinela de Pedras Altas Foto: Divulgação TP

Na cidade do castelo, o CTG Sentinela de Pedras Altas realizou o acendimento da chama no último dia 10. O município, assim como as outras cidades da 21ª Região Tradicionalista (RT), fizeram a busca da centelha em Pinheiro Machado no último dia 6.

A programação da Semana Farroupilha, além das tradicionais rondas, conta com baile com o grupo Sandim no próximo dia 20, às 15h, e apresentação de invernadas às 19h. O encerramento também será com o Sandim.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook