O mês de setembro é marcado pelas comemorações alusivas a Guerra dos Farrapos. Municípios, entidades tradicionalistas, cavaleiros e cavaleiras se unem em prol de festividades no mês do gaúcho. Os últimos dias foram marcados pela busca da centelha da chama crioula, fato que dá início aos festejos farroupilhas.
Da região do Tribuna do Pampa, os municípios de Candiota, Pinheiro Machado e Pedras Altas, já participaram das cerimônias. Hulha Negra buscará a centelha em cerimônia realizada em Candiota.
CANDIOTA – No dia 3 de setembro, os cavaleiros da Associação de Cavalarianos de Candiota (ACC) saíram em comitiva para a cidade de Canguçu, na 21ª Região Tradicionalista (RT), onde participaram da cerimônia de acendimento da chama crioula com a presença da equipe do acendimento oficial da chama do Rio Grande do Sul. Em 2022, a ACC completa a 31ª Cavalgada da Integração, com um número expressivo de cavaleiros e equipe de apoio, além do acompanhamento de cavaleiros de Bagé.
Conforme a Secretaria de Cultura de Candiota, que tem a frente o secretário Diego Lima – que acompanhou a prenda e o peão municipais, Mayrêe Pinheiro de Moura e José Carlos Pacheco Neto até o município de Canguçu, a previsão de chegada da ACC em Candiota é neste sábado (10), no marco da Batalha do Seival, para posterior deslocamento a localidade de Seival.
Neste domingo (11), uma grande festividade marcou a distribuição da centelha as entidades de Candiota e também ao município Hulha Negra. Confira a programação oficial dos próximos dias:
– 15/09 – Quinta-feira – 19h – Mérito Farroupilha, com programação a cargo da Câmara de Candiota no CTG Candeeiro do Pago. Serão homenageados: Antônio Vidart pelo vereador Dinossane Pech; Jorge Luiz Rijo, proposta pelo vereador Guilherme Barão e André Domingos Maurente, proposta pela vereadora Luana Vais.
– 20/09 – Terça-feira – Mateada na praça Dario Lassance, com brinquedos infláveis, praça de alimentação e Mulheres Empreendedoras; 13h30 – concentração para o Desfile no CTG Luiz Chirivino; 14h – Desfile dos cavaleiros da ACC e entidades tradicionalistas; apresentação dos talentos da terra e de invernadas das entidades tradicionalistas; show De Pouca Prosa e show com Orgulho Gaúcho.
PINHEIRO MACHADO – O município acendeu o candeeiro da Chama Crioula na terça-feira (6), na distribuição da 21° Região Tradicionalista (RT), em Piratini.
O vice-prefeito Rogério Gomes de Moura, juntamente com os cavaleiros do município e do prefeito Ronaldo Madruga receberam a centelha. A Semana Farroupilha teve início oficial na quinta-feira (8) na Terra da Ovelha.
PEDRAS ALTAS – A Cidade do Castelo participou do acendimento da chama crioula na cidade de Piratini. Integrantes do CTG Sentinela de Pedras Altas, junto ao prefeito Volnei Oliveira, a primeira-dama Rosane de Freitas e o presidente da Câmara, Arildo Madruga, participaram da solenidade junto ao Monumento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (CTG).
De acordo com o responsável pelo Departamento de Cultura e Comunicação do CTG Sentinela de Pedras Altas, Heraldo Machado, na próxima terça-feira (13), em torno de 60 cavaleiros devem sair de Pedras Altas em direção a Piratini para a busca da chama, recebida pelo menino Davi Lucas Abreu da Silva, de 9 anos, que está sob guarnição da Brigada Militar, em Piratini. A chegada do grupo em Pedras Altas está previsto para o dia 16 de setembro.
HULHA NEGRA – O município buscou a centelha da chama em Candiota neste domingo (11). Conforme a secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary, representantes de entidades tradicionalistas passarão o dia alojados no PTG Combate do Seival e, juntamente com ela, participaram da cerimônia no Centro de Eventos Antônio de Souza Neto, de onde retornarão para Hulha Negra. No município, o grupo percorrerá a sede dos CTGs para acender a centelha em cada entidade.
* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso. Conteúdo atualizado.