PANDEMIA

Região de Bagé continua na bandeira laranja do Distanciamento Controlado

O governador Eduardo Leite divulgou, nesta segunda-feira (10), que nove regiões deverão seguir protocolos da bandeira vermelha (alto risco epidemiológico) na 14ª rodada do Distanciamento Controlado – Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara, Passo Fundo, Capão da Canoa, Palmeiras das Missões, Erechim e Pelotas.

As demais regiões estão na bandeira laranja (médio risco). Bagé, Guaíba e Uruguaiana, que no mapa preliminar estavam na classificação vermelha, tiverem recursos aceitos e foram para a laranja. A decisão possibilita o funcionamento do comércio de forma mais flexível em municípios como Bagé, Candiota e Hulha Negra – de cobertura do TP impresso.

A região de Pelotas (R21) em comum acordo entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) já havia decido por adotar protocolos da bandeira vermelha a partir desta terça-feira (11) e não recorrer da classificação. Pinheiro Machado, em decisão ainda na última semana, continua com seu decreto próprio – que determina fechamento das atividades consideradas não essenciais até a terça-feira (18) para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

Durante transmissão ao vivo, Eduardo Leite também anunciou a gestão compartilhada entre Estado e Prefeituras, que deve entrar em vigor oficialmente ainda nesta semana. Segundo explicou, desde que com aprovação de dois terços dos prefeitos, as regiões podem criar protocolos específicos para as bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado. “As restrições, no entanto, não podem ser mais flexíveis do que as determinadas pelo governo do Rio Grande do Sul”, lembrou o gestor.

Comentários do Facebook