CORONAVÍRUS

Região de Bagé recebe mais 3.410 doses de CoronaVac

Mais um lote da CoronaVac chegou ao Estado Foto: Gustavo Mansur/Especial TP

Começaram a ser distribuídas nesta quarta-feira (10), 206.560 doses de vacina Coronavac/Butantan às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Essas vacinas são provenientes da oitava remessa recebida do Ministério da Saúde, que chegou ao Estado na noite da terça (9), e de um remanescente no estoque da Ceadi da remessa recebida em 3 de março.

As doses distribuídas agora serão destinadas à conclusão da vacinação de idosos com 80 anos ou mais, para ampliar a imunização de idosos entre 77 e 79 anos e para profissionais de saúde ainda não vacinados. Essa etapa da campanha de vacinação irá contemplar a totalidade dos idosos de 77 anos ou mais e 83% dos profissionais de saúde em todo território gaúcho. Todas são destinadas a primeira aplicação da vacina.

A resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 36/2021, que trata sobre a destinação dessas doses de CoronaVac, permite a ampliação da faixa etária de idosos a serem vacinados, uma vez que se atinja 100% das pessoas com 77 anos ou mais. Pode-se ampliar para idosos com 76, depois 75, e assim por diante, conforme o município tiver estoque.

Com essa remessa, o Estado recebeu e distribuiu 1,28 milhão de doses de vacina. Já foram aplicadas 722,7 mil doses (entre primeira e segunda doses).

REGIÃO – De acordo com informações repassadas pelo coordenador adjunto da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Carlos Magno Cesarino, a região de Bagé receberá 3.410 doses desta vez. Serão 70 para Aceguá, 2.260 para Bagé, 110 para Candiota, 770 para Dom Pedrito, 50 para Hulha Negra e 150 para Lavras do Sul. Cesarino estima que até às 17h desta quinta as doses estejam distribuídas.

O secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Moraes (Bibi), disse ao TP que 10 das 110 doses serão para segunda dose em profissionais da saúde e as outras 100 serão aplicadas em idosos abaixo de 80 anos (primeira dose). Bibi destaca que os idosos com 80 anos ou mais estão praticamente todos vacinados, sendo que sempre aparece um e outro. Agora, destaca ele, estão sendo vacinados nesta faixa de 75 a 79 anos. “O nosso público acima de 70 anos é bem maior que o de 80 anos ou mais e ainda vamos precisar de mais vacinas para atingir a todos nesta faixa”, destaca o secretário.

Os municípios de Pedras Altas e Pinheiro Machado, que pertencem a 3ª CRS de Pelotas ainda não possuem os quantitativos.

Comentários do Facebook