CORONAVÍRUS

Região do TP volta a registrar casos positivos e mortes por Covid-19

Pedras Altas foi o único município de cobertura impressa do TP a não registrar novos casos positivos da doença

Kits com máscara e álcool gel estão sendo distribuídos aos alunos em Pedras Altas Foto: Divulgação TP

O avanço da vacinação contra a Covid-19 na região havia reduzido o número de novos casos de contaminação pelo vírus SarsCov-2, o novo coronavírus. Porém, os cuidados sanitários básicos como uso de máscara, álcool gel e distanciamento social seguiram sendo solicitados à população por parte das autoridades. Eventos foram liberados conforme regramentos determinados pela Saúde do Rio Grande do Sul e novamente as pessoas começaram a viver uma nova rotina, mais próxima de ates da pandemia da Covid-19.

Nesta semana, porém, a região de cobertura impressa do Tribuna do Pampa voltou a registrar novos casos de Cocid-19 e também óbitos em decorrência da doença, mostrando que a pandemia ainda não terminou.

HULHA NEGRA – Depois de 26 dias sem registros de casos positivos da Covid-19, na atualização do boletim epidemiológico da última terça-feira (5), o município divulgou dois novos casos positivos de coronavírus. Os resultados foram obtidos através de exames RT-PCR e teste de antígeno. Trata-se de duas crianças, uma com três anos e a outra com oito. De acordo com o médico responsável pelo COE, as famílias e os contatos já estão sendo monitorados. Um comunicado foi feito pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) pelo fato de uma das crianças ser aluna da creche Tia Elaine Bastos. O local passou por desinfecção, professores foram testados e familiares de alunos acompanhados. Com os novos casos são 491 positivos desde o início da pandemia, estando dois ativos no momento. Outras cinco pessoas com sintomas gripais estão sendo monitorados.

PINHEIRO MACHADO – A Prefeitura de Pinheiro Machado comunicou na noite da última quarta-feira (6), uma nova morte em decorrência de complicações da Covid-19. O óbito de um morador de Pinheiro Machado ocorreu em Pelotas e isso explica o fato deste caso ativo não ter sido notificado na cidade. A Terra da Ovelha não registrava uma morte por Covid-19 desde o dia 25 de agosto, portanto a um mês e 11 dias. Naquela ocasião, a cidade tinha cinco casos ativos em internação domiciliar. Este foi o 30° óbito desde o início da pandemia. O perfil da vítima, como critério adotado pela Prefeitura pinheirense ao longo da pandemia, não é divulgado.

No boletim divulgado junto com o comunicado da morte do dia 6, Pinheiro Machado completava o 35° dia sem casos ativos. No município, são 1.401 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo 30 mortes.

CANDIOTA – Na Capital Nacional do Carvão, a última morte por Covid-19 foi registrada no dia 6 de agosto (mulher de 75 anos). O município permaneceu mais de 20 dias sem novos registros de casos positivos, chegando a zerar o número de casos ativos. As estatísticas são promissoras, os últimos casos confirmados ocorreram no dia 13 de setembro, última quarta-feira (6) e nesta sexta-feira (8). Desde o início da pandemia são 1.196 casos confirmados.

BAGÉ – A Rainha da Fronteira continuou registrando novos casos de Covid-19, porém com menor intensidade, variando de um a três novos registros diários. Por outro lado o mês de outubro trouxe novos índices. Somente na quarta-feira (6), foram seis novos casos de Covid-19. Também, um novo óbito associado a complicações causadas pela doença foi registrado no dia 5, o de uma mulher de 62 anos que estava internada na CTI Covid da Santa Casa de Caridade de Bagé e possuía comorbidades. A penúltima morte havia ocorrido no dia 22 de agosto, ficando o município por 43 dias sem óbitos. Desde o início da pandemia são 11.619 casos confirmados até a quarta-feira (6).

PEDRAS ALTAS – A Cidade do Castelo está a quase 40 dias sem novos casos positivos de Covid-19. Em boletim divulgado na última terça-feira (5), a Secretaria de Saúde lembrou que o município contabilizava 192 casos confirmados desde o início da pandemia, 191 recuperações e um óbito em decorrência da doença. Não há casos ativos ou suspeitos.

Kits distribuídos em Pedras Altas Foto: Divulgação TP

No município, visando evitar novos casos de Covid-19, a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social está realizando a distribuição de kits de prevenção contra Covid-19 para os estudantes da rede municipal. De acordo com a secretaria de Educação, Cilene Tardiz, a distribuição está sendo feita em todas as escolas da rede do município. Os kits destinados aos alunos da rede escolar contém itens como, máscara de proteção e álcool gel.

Comentários do Facebook