ORGANIZAÇÃO

Região não registrou filas para regularização do CadÚnico

Secretários municipais disseram que atendimentos ocorreram dentro da normalidade

Atendimento de CadÚnico em Candiota Foto: Divulgação TP

Ao contrário de enfrentar imensas filas e esperar longas horas para a revisão do Cadastro Único, o CadÚnico, como visto em grandes centros, na região de cobertura impressa do Tribuna do Pampa, as atualizações ocorrem sem transtornos ou problemas com filas demoras de atendimento. A reportagem do TP conversou com os secretários de Assistência Social de Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, pastas responsáveis pelo setor de cadastramentos, para verificar as ações nas cidades.

O CADASTRO – Cabe lembrar que o Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, a pessoa pode tentar participar de vários programas sociais. Durante a pandemia de Covid-19 não foi necessário realizar atualizações, os recadastramentos estão sendo efetuados neste ano de 2022, sem do que o período encerra em agosto. Existem dois tipos de regularização do cadastro: a Revisão cadastral (no caso de famílias que tenham feito a última atualização nos anos de 2016 e 2017) e a Averiguação cadastral (no caso de famílias que tenham discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes). Essa regularização é necessária para evitar o cancelamento da inscrição da família no Programa Auxílio Brasil, por exemplo.

Para saber se a pessoa está inscrita no CadÚnico a consulta pode ser feita pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social em “Consulta Cidadão Cadastro Único”. A consulta pode ser feita também pelo aplicativo de celular Meu CadÚnico ou por telefone ligando para 0800 707 2003. A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.

O download do aplicativo é gratuito nas plataformas Google Play e também para iOS na App Store e por ele é possível consultar o Número de Identificação Social (NIS), informações sobre a família e emitir um comprovante de cadastramento.

CANDIOTA – Na Capital Nacional do Carvão, segundo o secretário de Assistência e Inclusão Social, Léo Lopes, somente no último trimestre mais de 600 famílias atualizaram o cadastro no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Ele explica que uma das principais medidas adotadas para bons resultados foi terminar com o atendimento por agendamento, deixando o processo por demanda livre. “Para ser atendido, basta chegar até o Cras portando os documentos pessoais que alguém da equipe irá acolher e atender. Além disso, a busca ativa para atualização é política recorrente da Secretaria, que através de programas como o Criança Feliz, identifica e busca famílias. Hoje para se ter acesso a qualquer benefício eventual é necessário que se tenha cadastro atualizado junto a Secretaria. Além disso, projetos inéditos como o Caravana Social leva a estrutura da Secretaria até o bairro para que os serviços cheguem a todos e nas próximas semanas o bairro Seival deve ganhar uma unidade descentralizada do Cras, que será capitaneada pela atuante funcionária Catieli Brum. São propostas como essas, de descentralização de atendimentos que permitem que consigamos levar dignidade a todos os cantos do município. Quando assumimos a Secretaria, tínhamos a missão de mudar a forma como a mesma era vista, e hoje estamos em uma crescente de organização e atendimento fora da curva. Fico feliz em poder contribuir com o município e em especial com as pessoas que mais precisam”, explicou Léo. A Secretaria de Assistência Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

PINHEIRO MACHADO – Na Terra da Ovelha, conforme a secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivi Alves, já foram atendidas mais de 300 pessoas para atualizar o cadastro. “O atendimento ocorre na Secretaria das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Todas as pessoas que precisam atualizar o cadastro estão sendo atendidas. Nos primeiros dias tivemos uma demanda muito grande e com as inscrições do programa habitacional, a demanda foi grande de atualizações no mês de maio”, explicou. A secretária adiantou que está programado um mutirão de atualização para o dia 6 de agosto.

Em Pedras Altas, atendimentos continuam ocorrendo Foto: Divulgação TP

PEDRAS ALTAS – Na Cidade do Castelo, conforme repassado pela secretária de Assistência Social e Inclusão, Viviane Peixoto, o setor de cadastro único funciona das 9h às 17h. Ela destacou que o atendimento é tranquilo no município. “Nosso atendimento aqui é tranquilo e não há filas, mas costumamos pedir para que as pessoas liguem e agendem horário para evitar qualquer espera. Ainda assim, mesmo que a pessoa não ligue agendando ela não fica sem atendimento, todos são atendidos por ordem de chegada”, explicou. Conforme a gestora, atualmente há 632 famílias inseridas no Cadastro Único no município, porém há previsão de mais atendimentos de famílias com renda mensal de até três salários mínimos.

HULHA NEGRA – No município, conforme a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha, não houve registro de filas. “As pessoas chegam e são atendidas, não sendo necessário marcar horário. Mais de 500 pessoas realizaram o cadastro e acreditamos que deva faltar mais de 400 famílias para cadastro. Ainda assim, o índice de atualização de cadastro é considerado acima do nacional”, explicou Maninha, acrescentando que a atualização ocorre no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook