7 DE SETEMBRO

Região organiza desfiles e caminhadas cívicas em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil

Em Pedras Altas, equipe da Educação participou da recepção do fogo simbólico Foto: Divulgação TP

No dia 7 de setembro será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. Em razão dos 200 anos, autoridades brasileiras convidaram Portugal para as comemorações. A organização ficou a cargo do embaixador Francisco Ribeiro Telles, nomeado como coordenador nacional, na área governativa dos Negócios Estrangeiros, das comemorações a promover pelo Brasil.

Em razão da data, ao longo do ano, diversas atividades serão realizadas com o objetivo de recordar o processo histórico que conduziu à independência brasileira. Assim, dos dois lados do Atlântico, instituições públicas e privadas promovem eventos de celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, bem como das outras duas efemérides que se comemoram este ano, concretamente o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o centenário do nascimento do escritor José Saramago.

Coração de D. Pedro I ficará sob vigilância no Palácio Itamaraty, em razão dos 200 anos da Independência Foto: Divulgação TP

Entre os destaques das comemorações dos 200 anos da independência, que tem como tema nacional “Bicentenário da Independência do Brasil, Soberania e Liberdade”, está a exposição “Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I”. O evento permitirá que o público veja o coração do imperador (Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon – 1798-1834), que está conservado em cápsula de vidro e foi emprestado pelo governo português para ser exposto durante as comemorações. No Palácio do Itamaraty, o coração está na Sala Santiago Dantas, climatizada para servir de exposição e cripta. Até o dia 5 de setembro, o local será aberto a visitas agendadas de estudantes das escolas do Distrito Federal e, nos fins de semana, a visitação será aberta ao público em geral.

REGIÃO – Como de costume, atividades ocorrem durante a Semana da Pátria no Brasil, desde o acendimento da pira até desfiles ou caminhadas cívicas, geralmente no dia da Independência, no 7 de setembro, onde instituições e escola mostram seu amor ao país por meio de mensagens e atos de respeito.

As Secretarias de Educação organizam os eventos cívicos, bem como recebem o fogo simbólico alusivo a Pátria. Confira a organização de cada município de cobertura impressa do TP:

Pedras Altas recebeu o fogo simbólico da Liga da Defesa Nacional Foto: Divulgação TP

PEDRAS ALTAS – No dia 18 de agosto, a secretária de Educação, Cultura e Desporto (Smecd) de Pedras Altas, Cilene Tardiz, recebeu o fogo simbólico da Pátria pela Liga da Defesa Nacional. A cerimônia contou com a presença de algumas autoridades, como a secretária de Assistência Social, Viviane Peixoto, o coordenador de Obras, Cleimar Peraça, o representante da Associação de Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do Rio Grande do Sul (Aveape), capitão Neto e sua comitiva, da Brigada Militar, o sargento Proença e o policial Jonatan, equipe da Smecd, a vereadora e vice-presidente do Legislativo, Maria Eliana Nobre Azevedo e população. Ao TP, a secretária Cilene confirmou a realização de uma Caminhada Cívica em comemoração a Independência do Brasil, no dia 8 de setembro, quinta-feira, com início às 14h. O trajeto inicia em frente à escola Assis Brasil, seguindo pela rua Fernando Abott, Pedro Osório, avenida Comendador Ávila até a praça central Joaquina de Assis Brasil, onde será realizada a apresentação da banda da escola municipal Manoel Lucas Prisco, de Pinheiro Machado, e da banda do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizada.

PINHEIRO MACHADO – No município, o desfile cívico em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil está agendado para o feriado de 7 de Setembro, a partir das 14h, sendo que às 13h30 ocorre a condução do fogo simbólico ao altar da Pátria e guarda até 17h pela Brigada Militar.
Confira a ordem do desfile: banda, Pelotão Mirim, Grupo de Capoeira, Apae e Projeto Conviver. Escolas: Pinheirinho, Tania Cardoso, Manoel Lucas Prisco, Dois de maio, Ana Tereza da Rosa, José Erminio de Moraes, Avelino de Assis Brasil, São João Batista e Colégio Hipólito Ribeiro.
O encerramento ocorre às 17h com oração de Noe e arreamento dos pavilhões. Em continuidade, às 18h, show com Jorginho e banda.

HULHA NEGRA – Conforme informações repassadas pela secretária de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Delabary, no município, como já é tradição, o desfile cívico acontece no fim de semana que antecede o feriado do 7 de Setembro. O ato ocorrerá no domingo (4), a partir das 9h, com percurso pela avenida Getúlio Vargas e palanque das autoridades em frente a Prefeitura. O desfile tem início com um pelotão do Executivo e Legislativo, seguido da passagem dos veículos da Prefeitura, para posterior o desfile das escolas. Também deverá participar os grupos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Ainda foi convidada a Banda da 3ª Brigada de Cavalaria de Bagé.

CANDIOTA – O desfile cívico será no feriado de 7 de setembro, com os temas nacional e estadual unificados, sendo o Bicentenário da Independência do Brasil. O tema municipal é “Candiota valorizando suas potencialidades”. A concentração é a partir das 9h com início do desfile às 10h pela avenida 24 de Março. A extinção do Fogo Simbólico é às 17h ao lado do Galpão do Produtor, na praça Dario Lassance. Segundo a Smed, em caso de chuva, haverá um Ato Cívico no Ginásio Municipal com representantes das escolas e demais instituições.

* Conteúdo com alterações relacionadas ao impresso

Comentários do Facebook