PREVENÇÃO

Região promove ações alusivas ao Novembro Azul

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata

A campanha Novembro Azul iniciou em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022 no Brasil. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

PREVENÇÃO – Na região de circulação do TP, os municípios organizaram programações visando a prevenção e conscientização quanto ao tema.
Em Hulha Negra, o município organizou uma programação com palestras e testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite), consultas e solicitações de exames em diversas localidades. Olhe a programação completa no quadro ao lado.

Na Cidade do Castelo, foi realizada uma palestra da saúde do homem, na última sexta-feira (18), pelo médico Alexandre Zanúncio sobre Câncer de Próstata no Sindicato Rural de Pedras, onde o mesmo explicou para uma plateia de mais de 30 homens de como é o diagnóstico, sintomas, quem tem mais risco de poder a vir a ter pelo histórico familiar e os tipos de exames que são feitos para o diagnóstico.

Em Pedras Altas aconteceu uma palestra no Sindicato Rural para tratar do tema Foto: Divulgação/TP

O secretário Celso Caetano abriu as atividades, agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância e o destaque que a campanha vem ganhando nos últimos anos e também da importância de realizarem os exames que podem prever a doença com antecedência.

Secretário Celso Caetano fez a abertura do evento de saúde Foto: Divulgação/TP

Em Candiota, têm acontecido palestras nas empresas, para conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente.

No município de Pinheiro Machado, as ações do Novembro Azul foram feitas no evento do rally, que aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro com a equipe que verificou a pressão, glicemia e fez testes rápidos. Além disso, as equipes estão com orientações nos grupos das unidades básicas de saúde.

EXAME DA PRÓSTATA – Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.

 

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook