A formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha associada de uma frente fria está causando estragos no Estado desde ontem (12) à noite. Por volta das 23h o município de Aceguá, na fronteira com o Uruguai, e Pedras Altas registraram grande quantidade de granizo. Há relatos que outros municípios da região da Campanha também foram atingidos pelo fenômeno, mas sem causar danos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento na madrugada chegaram a 55 km/h em Bagé e o acumulado foi de 25,4 mm. Em Dom Pedrito a estação do Instituto registrou 12,8 mm de precipitação.
Na região Sul mais de nove mil clientes estão sem energia elétrica devido a ventania e a chuva da madrugada. Em Rio Grande os ventos alcançaram 73 km/h e também teve queda de granizo em vários locais da cidade.
Os meteorologistas alertam que a terça-feira será de temporais em todas as regiões do Estado. O vento ganha força nas próximas horas e podem ultrapassar dos 80 km/h. As temperaturas ficam em torno dos 20ºC. A partir de quarta-feira (14) o tempo fica seco e o frio se intensifica.