ESPECIAL - HOMENAGEM BEBETO PERDOMO

Região se despede do prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo

Bebeto Perdomo faleceu no dia 30 de abril Foto: Divulgação TP

A Cidade do Castelo está em luto desde a madrugada de sábado (30) com a morte repentina do prefeito da cidade, Luiz Alberto Soares Perdomo, o Bebeto, de 57 anos recém completados no dia 26 de abril.

O CTG Sentinela de Pedras Altas, local onde ocorreu o velório, ficou pequeno diante de tantas pessoas, entre amigos, familiares, munícipes e autoridades que compareceram para uma última despedida e homenagem a Bebeto, bastante querido e conhecido pelas lutas em prol do município e região.

Em Pedras Altas, despedida do gestor ocorreu no CTG Sentinela de Pedras Altas Foto: Débora Cappua/Especial TP

Durante a tarde, o corpo de Bebeto, que era natural de Herval, também foi velado na Câmara daquela cidade para as despedidas dos hervalenses. Logo após, um cortejo a pé seguiu em direção ao Cemitério da Irmandade, para o sepultamento. No caixão, uma faixa com seu time do coração e grande paixão, o Esporte Clube Internacional. Ele deixou a esposa Viviane Peixoto, as filhas Catarina, 13 anos, e Luiza, 15 anos, além do enteado Maurício.

O gestor cumpria agenda em Alegrete, tendo participado do lançamento da pré-candidatura a deputado estadual de Lúcio do Prado e faleceu no Hospital de Caridade Santa Casa de Alegrete após ter sido atendido e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo apurado pelo jornal, ele estava em uma confraternização pela pré-candidatura quando se sentiu mal e recebeu os primeiros atendimentos.

Última agenda de Bebeto foi na pré-candidatura de Lúcio do Prado a deputado estadual, em Alegrete Foto: Divulgação TP

Pouco antes das eleições de 2020, Bebeto havia sofrido um infarto severo quando fazia campanha eleitoral no interior do município. Já recuperado do infarto, na ocasião, pegou Covid-19, fato que o deixou com algumas sequelas.

LUTO OFICIAL – A Prefeitura de Pedras Altas decretou luto oficial por sete dias no município e na segunda-feira (30), não houve expediente no Executivo. A Câmara de Vereadores e Vereadoras, que tem a frente o progressista Arildo Madruga, em nota, lamentou a morte do prefeito da cidade e decretou ponto facultativo na segunda-feira, ocasião em que não ocorreu a sessão ordinária.

Na vizinha cidade, Pinheiro Machado, o Executivo que tem a frente o também progressista Ronaldo Madruga, adiou as comemorações de aniversário de 144 anos da cidade que estavam programadas para o dia 30, sendo transferidas para o dia 7 de maio. Em sua página no Facebook, manifestou: “Meu grande amigo, perdemos um grande líder”, disse Ronaldo.

Na cidade de Herval, onde Bebeto iniciou a trajetória política, a Prefeitura também decretou luto por três dias em homenagem a memória do ex-vereador e ex-vice-prefeito da cidade.

O velório e sepultamento de Bebeto Perdomo foi acompanhado também pelo prefeito de Hulha Negra, Renato Machado e pelo vice, Igor Canto. Muito abalado, Renato não conseguiu fazer nenhum pronunciamento em homenagem ao amigo progressista.

Segundo apurado pelo TP, uma reunião ocorreu na manhã do dia 30 no Executivo, que já tem a frente como prefeito, o vice de Bebeto, Volnei Oliveira (PT), que após o falecimento de Bebeto, se manifestou de forma emocionada nas redes sociais. “Com muita tristeza essa notícia nos abala, vai deixar saudades meu amigo. Nossas lembranças ficarão marcadas para sempre, é difícil nesse momento de dor acreditar no que aconteceu, mas vamos buscar forças uns nos outros para seguir em frente, e acima de tudo, com todas as nossas forças, vamos dar continuidade a esse exemplar trabalho que você nos proporcionou (…)”, escreveu.

Bebeto deixou um enteado, duas filhas e a esposa Vivi Foto: Divulgação TP

TRAGÉDIAS – Os anos de 2021 e 2022 têm sido difíceis para a pequena Cidade do Castelo. Em menos de seis meses o município perdeu as autoridades dos cargos mais elevados da cidade, o presidente da Câmara e o prefeito.

No dia 29 de novembro de 2021 a cidade ficou em luto após o falecimento do presidente da Câmara, Davi Moraes (Progressistas), vítima de um assassinato, na propriedade onde morava no interior do município. Passados cinco meses e algumas horas, a cidade entra novamente em luto pelo falecimento do prefeito Bebeto Perdomo.

Nas duas ocasiões ocorreram grandes perdas na cidade, verdadeiras tragédias que acabam mudando a conjuntura política.

 

TRAJETÓRIA

Bebeto Perdomo contabilizou 26 anos de vida pública

Bebeto quando ainda era vereador em Herval Foto: Arquivo Familiar/Especial TP

O prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, falecido no último sábado (30), dedicou a maior parte da sua vida a carreira política e vida pública, onde iniciou aos 31 anos e contabilizou 26 anos de atuações.

Após quatro mandatos de vereança em Herval, sua cidade natal pelo PDT (1997-2000; 2001-2004; 2005-2008; 2009-2012), Bebeto assumiu como vice-prefeito na gestão de Ildo Sallaberry, em 2013, pelo PPL, trabalhando durante três anos e três meses para os hervalenses e acompanhando as demandas do município.

Em Prefeitura, Bebeto iniciou a trajetória ao lado de Ildo Sallaberry, como vice-prefeito de Herval Foto: Divulgação TP

Já possuindo forte ligação com a vizinha cidade de Pedras Altas, durante 10 anos dividiu a vida entre a carreira política em Herval e a família que já residia na Cidade do Castelo, fato que o levou a concorreu ao Executivo em 2016 e se eleger pelo PSB ao lado de Giovane Friedrich, mas permaneceu quase todo mandato atuando sozinho após a saída do vice-prefeito por motivos pessoais.

Já pelo Progressistas, se reelegeu em 2020 com mais de 74% dos votos, tendo como vice, Volnei Oliveira (PT). Recentemente, também foi cogitado a concorrer a deputado estadual.

Ainda, Perdomo foi presidente do Consócio Extremo Sul e atualmente era vice-presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja).

A Prefeitura de Herval, que tem a frente do Executivo o prefeito Ildo Sallaberry, do qual Bebeto Perdomo foi vice-prefeito anteriormente, fez referência a dedicação de Bebeto, mesmo já prefeito de Pedras Altas. Em nota, o município em que o gestor contabilizou mais anos na carreira política, explanou: “Nunca se esqueceu de Herval. Bebeto sempre esteve presente em pautas, eventos e ações da Prefeitura, por possuir grandes amigos e carinho enorme com a população. Hoje, Bebeto se despede da comunidade pedrasaltense, hervalense e da região sul, deixando sua importante contribuição para o desenvolvimento da nossa região e a sua marca de dedicação, trabalho e humanidade”.

Nos últimos anos, Bebeto (C), participou, ao lado dos demais gestores da região, do evento Melhores do Ano, realizado pelo TP, o qual possuía bastante proximidade Foto: Arquivo TP

VIDA PESSOAL – O Tribuna do Pampa conversou com o radialista Santos Homero Azambuja Costa, 56 anos, que se criou com Bebeto em Herval e o considerava irmão de coração. Ele contou ao jornal um pouco sobre o passado do hoje ex-gestor pedrasaltense.

Filho de pais separados, Iara Soares – que reside em Pelotas em uma casa de idosos e do mecânico já falecido Gilberto Perdomo, Bebeto foi criado pelos avós, também já falecidos, Alberto Perdomo (Cavanhaque) e a vovó Leonor, em Herval. De sangue, tem um irmão, Antônio Cesar Soares Perdomo (Tunico).

Nas séries iniciais, Bebeto estudou na escola Santana, de freiras e concluiu o ensino médio na São João Batista. Logo após se formou em eletromecânica pela ETFPel, em Pelotas. Trabalhou no norte do país na área e depois retornou a Herval, durante o governo de Marco Aurélio, para assumir o setor de eletrificação rural do município.

A primeira vez que concorreu a vereador não se elegeu, mas após passou no concurso da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), onde atuou por alguns anos em Santa Vitória do Palmar até retornar a cidade natal, tendo se desligado agora pouco antes da privatização pelo Plano de Demissão Voluntária.

Bebeto, ao lado de Santos Homero, do qual possuía apenas 1 ano e 23 dias de diferença, atuou com filmagens da Bebeto Produções e possuiu a Danceteria Alternativa por oito anos. Atualmente ainda pertence a família, porém se utilização, o prédio do segundo local de festividades, a Filder Eventos.

Ao lado do amigo e irmão Santos Homero (C) na Danceteria Alternativa, em Herval Foto: Arquivo Familiar/Especial TP

Manifestações de carinho,
afeto e tristeza marcaram redes sociais

Com muito orgulho, Bebeto vestia a camiseta demonstrando amor por Pedras Altas. N a foto junto as filhas. Foto: Divulgação TP

Desde os primeiros momentos após a notícia de sua morte se espalhar, não pararam as manifestações de carinho e afeto tanto no meio político como nas comunidades. A notícia também foi publicada nos meios de comunicação estaduais. As Prefeituras e Câmaras da região também emitiram notas de pesar, assim como o Cideja pelo passamento do vice-presidente do Consórcio.

O Tribuna do Pampa colheu algumas manifestações de amigos e autoridades como forma de última homenagem ao gestor bastante querido na região, inclusive pela própria equipe do TP, o qual já possuía relação próxima pelo período em que foi prefeito de uma das cidades de circulação impressa do jornal.

– Mauricio Faria Peixoto – enteado – “Hoje se foi um cara muito especial, que não gostava de lanche, mas não podia ver ninguém comendo que já perguntava ‘tem coração de galinha’, ‘posso provar?’; hoje se foi um cara muito especial, que me levou a primeira vez num estádio de futebol pra ver um GREnal e ficou na torcida do Grêmio mesmo sendo o colorado mais fanático que eu conhecia; hoje se foi um cara muito especial, que me ensinou a fazer uma das coisas que ele mais amava, pescar, né ‘el campeon?’. Hoje se foi um cara que não podia viajar que me trazia um presente, na maior parte das vezes era uma camisa polo com uma cor bem chamativa que se eu usava era muito pouco kk. Se foi um cara que me ensinou que a gente deve frear, buzinar, mas nunca correr o risco de machucar um passarinho ou outro animal na estrada; se foi o cara que me deu os dois maiores presentes da minha vida, as minhas duas irmãs, e pode ter certeza que eu vou cuidar muito bem delas como eu sei que tu quer que eu faça! Poxa nego, hoje a gente pediu um lanche, e não tinha coração, mas tu não entrou por aquela porta da frente quase derrubando tudo, como tu sempre fazia, por que nego?!”

Celso Caetano (E) fez uma declaração ao amigo. Na foto, junto ao ex-secretário Leonério Miranda Foto: Divulgação TP

– Secretário de Saúde, Celso Caetano – “BEBETO É, FOI E SEMPRE SERÁ O CARA!!!! Muitos vão se perguntar por que desse título, vou explicar. Desde que cheguei em Pedras Altas sempre ouvi que a cidade era dividida, podia passar eleição após eleição que sempre ficava um lado feliz e outro descontente. Tive a oportunidade de entrar no governo do Bebeto (forasteiro) ainda no primeiro mandato em 2017 e aos poucos fui conhecendo o modo dele trabalhar, aprendendo e também procurando auxiliar com ideias e ele em todas as vezes que falava dizia a eleição acabou as 17hs, agora todos somos um só objetivo LEVAR O NOME DA NOSSA PEDRAS ALTAS PARA REGIÃO, ESTADO, BRASIL E O MUNDO. […] E o Forasteiro conseguiu fazer em 5 anos e 4 meses muito mais em Pedras Altas do já tinha sido feito em seus anos de emancipação […] A capacidade que ele tinha de articular e ir em busca de recursos para nossa Pedras Altas era surpreendente, um político diferenciado, um político da boa política, um político que sempre queria a política de prestação de serviços para nossa comunidade. […] O Bebeto fez o impossível, para quem conhece política com muita habilidade ele uniu direita e esquerda (PP e PT) para muitos inimaginável, e assim conseguiu unir em uma eleição que foi reeleito com 78,19% dos votos, elegeu a maioria na Câmara os 9 vereadores da base, por um só objetivo O BEM E O PROGRESSO DA NOSSA PEDRAS ALTAS e essa união vai ter que continuar, pois existe um bem maior e que devemos cumprir e realizar nesses últimos anos desse segundo mandato, realizar os projetos em respeito ao CARA que deu a vida para esta cidade. Ao meu companheiro Volnei Oliveira caberá a ti a condução desse processo, tenho certeza que com a equipe que terás na mão não será difícil, mas as pedras no caminho irão aparecer e terão de ser retiradas para continuar o curso, boa sorte nessa jornada. É meu amigo Bebeto Perdomo, foste um cara que entrasse e saísse da minha vida como meteoro […], passamos muitas coisas, agora quem vai me mandar whats perguntando alguma coisa às 5h da manhã (e depois tu me perguntava se eu estava com problema de insônia que eu já respondia, que a pergunta era só pra ele ganhar tempo e não esquecer), kkkkk, mas infelizmente fosse antes e dessa vez não estava junto pra tentar te ajudar. ATÉ UM DIA, DE UM FORASTEIRO E AMIGO PARA OUTRO FORASTEIRO.”

Pescaria era uma paixão de Bebeto. Momento foi lembrado, principalmente, pelo enteado Maurício e pelo secretário Kako Foto: Divulgação TP

– Secretário de Agricultura – Kako Moreira – “Muito difícil escrever palavras para ti meu amigo! Pois todos que te conheceram como pessoa e prefeito devem ter sentido essa dificuldade de achar palavras para dizer adeus ou até breve. Sentiremos muito tua falta, mas agora precisas descansar, vai com a certeza de que cumpriu com teu legado. Só tenho a te dizer OBRIGADO por tudo que proporcionou em minha vida e podes ter certeza de que as palavras de cobranças, conselhos e aquele Parabéns por algo vão ser o norte para seguir em frente e transformar a NOSSA PEDRAS ALTAS em uma referência e um lugar bom para viver, A MUDANÇA NÃO PODE PARAR. Vai em paz e vai cuidando de arrumar um lugar para pescarmos, porque um dia nos reencontramos.”

– Prefeito de Hulha Negra, Renato Machado – Visivelmente abalado, o prefeito de Hulha negra e amigo de Bebeto desejou sentimentos a família e ao povo de Pedras Altas. “Acompanhei meu amigo até o último momento, prefeito Bebeto, amigo para todos os assuntos, pessoais e das gestões públicas, uma grande perda para Pedras Altas e para os municípios do Cideja, mas em especial pra nós de Hulha Negra. Nossas pautas também eram bandeiras do Bebeto. Estou falando de mim e do meu município, mas com os demais não era diferente. Nos conehcemos há muito anos atrás, em Herval e fiz este amigo, companheiro, parceiro, agregador, fiel e inteligente, com quem fiz grande caminhada política e aprendi muito que sempre em primeiro lugar é nosso município, nosso povo. Me deram oportunidade para falar do meu amigo de corpo presente e não consegui, meu sentimento era maior do que eu. Partiu meu amigo! Tenho certeza que Deus têm um lugar pra ele de gestão no céu. Um beijo no coração daqueles que tem o mesmo sentimento que eu. DESCANSA EM PAZ MEU AMIGO!!!!”.

– Deputado federal Afonso Hamm – Em nota de pesar, o deputado progressista se manifestou sobre o falecimento do prefeito predrasaltense. “Estamos consternados com a perda repentina do nosso querido amigo, Bebeto Perdomo, prefeito de Pedras Altas. Meu parceiro na política e na amizade. Um homem digno de todas as homenagens. Guerreiro que estava sempre pronto para qualquer batalha. Homem sereno, honrado e amigo de todos. Firme em suas decisões e que muito contribuiu para o desenvolvimento da região Sul. Deixa um grande legado. Meus profundos sentimentos a sua esposa Vivi, filhas, familiares, amigos, comunidade de Pedras Altas, Herval e de todos os municípios da Zona Sul e região da Campanha que sempre tiveram o Bebeto como uma referência de homem e político sério, leal e ético.”

Folador (E) e Bebeto participaram de muitas pautas em favor dos municípios pelo Cideja Foto: Divulgação TP

– Luiz Carlos Folador – prefeito de Candiota – O presidente do Cideja e na Capital Nacional do Carvão também prestou homenagem. “De sorriso fácil e um coração enorme. Gestor de excelência. Dono de uma coragem gritante e uma força fora do normal. Foste para junto de Deus cedo demais, querido amigo e prefeito Bebeto Perdomo. Que Deus te receba com muito amor e de braços abertos. Aos familiares e amigos, nossos sinceros votos de pesar. O município de Pedras Altas perde um grande ser. Estamos impactados com a notícia.”

– Senador Luiz Carlos Heinze – O progressista que poucos minutos antes do falecimento esteve junto com Bebeto em Alegrete, fez uma manifestação e se deslocou a Pedras Altas. “É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo e prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo. Uma grande perda. Nunca estamos preparados para a partida de alguém. Neste momento de dor pedimos a Deus que ilumine sua alma e dê conforto para toda sua família.”

– Azonasul – A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), lamentou a morte do prefeito Bebeto Perdomo. “Ele era incansável lutando pelas pautas de sua Pedras Altas, um grande amigo, companheiro para todas as empreitadas em favor de nossa região”, disse o presidente da Azonasul, Douglas Silveira, prefeito de Cerrito, em nome dos demais gestores.

– Famurs – Em nota, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) expôs que o sábado amanheceu muito triste pelo falecimento do prefeito de Pedras Altas. “Bebeto Perdomo sempre esteve conosco nas atividades da Famurs. Perdemos um amigo. Lamentamos profundamente”, disse Eduardo Bonotto, presidente da Famurs e prefeito de São Borja, declarando luto e lamentando a perda do colega e amigo.

Bebeto (C), com o presidente Arildo, demais vereadores e funcionários, enfatizando a união e equilíbrio que existia na cidade Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook