COMÉRCIO

Responsáveis por feira da agricultura familiar dizem que a população já aderiu bem a ideia em Candiota

Local funciona nas segundas, quartas e sextas, sempre com produtos novinhos e de qualidade

Além das uvas, outros produtos podem ser encontrados Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

Completando uma semana desde o seu início, os responsáveis pela feira de comercialização de produtos originários no interior de Candiota, apontam positivamente para a nova ideia e opção no comércio. Localizada ao lado da Cooperativa de Produção Agropecuária do Pampa Gaúcho (Coopampa), na rua João Magalhães Filho, na sede do município, a venda inicialmente está concentrada em vários tipos de uvas de mesa, como Niagara (branca e rosa), Bordô, Francesa (preta) e Isabel, mas também possuem sucos, vinhos, mini processados, melão, abóbora Itália, graspa e tomate, lembrando que são produtos de qualidade e com o preço mais acessível. “Temos uvas com preços a partir de R$ 6 o quilo, tudo novinho diretamente para a mesa das famílias”, ressaltou um dos responsáveis.

O presidente da Coopampa, Marcio dos Santos, falou sobre a novidade e garantiu que no futuro irão diversificar ainda mais os produtos. “Agora a produção da uva está a todo vapor, e quem quiser garantir a fruta com o teor do açúcar muito bom, estamos aqui”, mencionou ele.

O produtor Milton Zanatto Piazza, que reside no assentamento Boa Vista do Butiá, e que é uma das pessoas que está comercializando seus produtos no local, informou que enviou para a feira uva, suco e vinho, destacando a importância do início deste modo de comercialização. “A feira é muito importante para quem produz em Candiota e não tem pra onde vender. É uma saída para escoar essa produção e para o próprio município fazer a venda. Muito produto que acaba indo fora aqui na produção, agora podemos deixar para vender pro pessoal da cidade”, mencionou ele.

Sendo realizada pela Coopampa, a feira tem o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Agropecuária. Sobre a iniciativa, o prefeito Luiz Carlos Folador reforçou que o Poder Executivo é um grande apoiador da Cooperativa, sendo com repasse de veículos, prédio, como também no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “A feira do produtor é mais uma conquista desse espaço importante, inclusive, nós estimulamos os clientes a comprarem, pois são produtos de alta qualidade e eu mesmo já adquiri”, disse ele, parabenizando a Coopampa,e os produtores rurais, por estarem diversificando a produção e buscarem uma maneira de melhorar a sua renda.

O secretário de Agropecuária, Claudivan Brusque, falou que a preocupação com a alimentação saudável está crescendo atualmente e que no município os pequenos agricultores desempenham um papel vital nessa missão. “O projeto que a Coopampa vem desenvolvendo com o apoio da Prefeitura e da Secretaria, não só garante que tenhamos produtos frescos e saudáveis em nossas mesas, mas também fortalece a economia local, criando empregos e mantendo o dinheiro circulando dentro do nosso município”. Ainda, o secretário pediu, na posição de produtor, que a comunidade valorize e apoie a produção local.

O local irá funcionar inicialmente nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
ESTRUTURAÇÃO
A escolha no espaço de comercialização, se deu em razão da estrutura, pois no caso das uvas, por exemplo, que possuem uma data de validade mais curta, é preciso contar com o auxílio da refrigeração. Para isso, os alimentos que necessitam de um cuidado mais especial serão armazenados na câmara fria que o espaço disponibiliza, além de contar também com diversos freezers.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook