O último dia 30 de junho, o governo do Estado assinou a ordem de início para obras em quatro acessos municipais e dois trechos de rodovias contemplados no programa Restauro. Dentre as obras estão o trecho da ERS 608, que liga Pedras Altas (dos trilhos da ferrovia) até o entroncamento com a BR-293, em Pinheiro Machado, numa extensão de 12,46km. O valor total do investimento é de R$ 13,7 milhões.
Nesta quinta-feira, 11, a partir das 14h, conforme anunciou na tribuna da câmara ontem (9) o vereador Jaime Lucas (PMDB), acontece uma importante reunião no Parque Charrua, quando será debatido o traçado do trecho que será asfaltado. A principal mudança é que a estrada será desviada por trás do cemitério municipal de Pinheiro Machado, entretanto contemplará a frente do Parque Charrua, onde acontece anualmente a tradicional Feovelha.
No encontro com representantes do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (Daer), deverão estar presentes os proprietários das áreas que precisarão ser desapropriadas. Segundo o vereador, a ideia do governo estadual é fazer uma negociação justa e amigável. Jaime ainda explicou que a passagem em frente ao cemitério, o que contemplaria a zona urbana de Pinheiro Machado, se tornou inviável do ponto de vista técnico.
Em relação ao trecho dos trilhos até a sede de Pedras Altas (cerca de 20km), que está com as obras paralisadas desde 2015, ainda há questões burocráticas a serem tratadas para que ela seja retomada.