INFRAESTRUTURA

Reunião trata sobre a questão das estradas municipais em Hulha Negra

Pauta havia sido um dos principais debates dos vereadores

O tema foi amplamente debatido durante o encontro Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Na quinta-feira (3), o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado esteve reunido com os secretários municipais Janice Silveira (de Agropecuária) e Eder Pereira (de Obras), a assessora jurídica Christiane Scholan; e os representantes do Legislativo, vereadora e presidente da Câmara, Tanira Ramos (PTB), Jorge Coelho (PDT), Diego Rodrigues e Luis Gustavo Dias (Progressistas), além do diretor da Câmara, Márcio Schroder.

Na reunião, que ocorreu na Universidade Aberta do Brasil (UAB), foram discutidas a situação das estradas, dos maquinários e distribuição de água potável. Na ocasião, o prefeito reforçou a importância dos dois Poderes trabalharem alinhados pelo desenvolvimento do município.

O tema estradas estava já há algum tempo sendo pauta dos vereadores na tribuna e motivo de pedidos de providências por parte dos edis, tanto de oposição como de situação, em diversos pontos e locais do município. Inclusive, uma audiência pública foi solicitada pela bancada do PT, com sugestão para a próxima quinta-feira (10), com a presença do prefeito e secretário de Obras.
Em seu perfil oficial no Facebook, Tanira Ramos afirmou que “O poder Executivo se comprometeu em realizar um laudo relatando as dificuldades que estão atrapalhando os trabalhos e o cronograma de atividades”.

Confira os pronunciamentos de cobrança do dia 27 de outubro:

– DIEGO RODRIGUES (PP) – Pediu para que o prefeito arrume as estradas do município, ou então, faça um decreto de calamidade pública para pedir ajuda a outros municípios e até mesmo para o Exército. O vereador também ressaltou o problema com a água, dizendo que é preciso ajustar o quanto antes.

– GETÚLIO PORTO (PDT) – O vereador falou sobre as estradas, citando que não está no Legislativo para puxar o saco de ninguém. Disse estar ciente do período de chuva, mas que nada justifica e pediu a revitalização.

– VOLNEI MANFRON (PT) – Também citou o problema nas estradas, enfatizando que o município foi completamente atingido. Pediu uma contratação de caminhões com urgência, pois está afetando o trabalho dos produtores rurais. Destacou os impostos que a população paga na cidade, e que não há mais desculpas para dizer que não tem verba.

– JORGE COELHO (PDT) – O vereador disse que cansou de pedir a revitalização das estradas, mas destacou que a população não cansa e está desesperada.

– DALVIR ZORZI (PT) – O vereador disse que é preciso achar alguma forma de resolver, ou pelo menos minimizar o problema das estradas do município. Disse que será um investimento e não um gasto, pois a produção passa pelas estradas. Destacou que a área da bacia leiteira está com prejuízo, pois o caminhão não consegue chegar e o leite acaba estragando. Disse que esse prejuízo também reflete no desenvolvimento do município, afirmando que o prefeito precisa dar prioridade para as estradas. Ressaltou que a saúde e a educação passam pelas estradas, e afirmou que não tem visto a prioridade para esta questão. Falou que todos os equipamentos que possuem uma placa escrito “Cideja” foram conquistados pelos vereadores.

– LUIZ GUSTAVO DIAS (PP) – Também falou sobre o problema nas estradas, dizendo que o município, juntamente com o frigorifico Marfrig, arrecadam juntos, talvez a metade da produção de grãos e da bacia leiteira.

– TANIRA MARTINS (PTB) – A vereadora e presidente da Câmara relembrou a sessão itinerante no assentamento Nasce Uma Esperança, onde os moradores relataram os problemas de estrada e no abastecimento de água.

PÓS-REUNIÃO – O assunto voltou a tribuna da Câmara após a reunião realizada com o prefeito Renato Machado onde os vereadores (ver Por dentro dos Legislativos abaixo).

POR DENTRO DOS LEGISLATIVOS

Resumo dos pronunciamentos da sessão ordinária do dia 3 de novembro

– HUGO TEIXEIRA (PT) – o vereador falou sobre as eleições e agradeceu o município pelos votos.

– TANIRA MARTINS (PTB) – a vereadora e presidente da Câmara parabenizou os servidores públicos pelo seu dia, e falou sobre as atividades realizadas em relação ao Outubro Rosa. Citou as vagas de emprego de uma nova loja de materiais de construção, que irá se instalar no município. Destacou a reunião com o poder Executivo e seus secretários, para buscar esclarecimentos sobre a revitalização das estradas do interior, e também, sobre a falta de água na cidade. Tanira ressaltou que o prefeito irá mandar um laudo, mostrando a precariedade das máquinas do município, e o cronograma de atividades.

– DIEGO RODRIGUES (PP) – parabenizou as mulheres que procuraram cuidados neste Outubro Rosa, e parabenizou as participantes da cavalgada, incluindo sua esposa. Falou sobre a reunião com o prefeito, destacando a precariedade do maquinário. Diego disse que irá continuar nesta batalha, e ressaltou que participou da regularização fundiária de alguns lotes do município.

– JORGE COELHO (PDT) – também falou sobre as eleições, e parabenizou os vereadores. Falou sobre a reunião com o prefeito, e citou o problema no maquinário dizendo que é preciso cobrar.

– VOLNEI MANFRON (PT) – parabenizou os servidores públicos, e citou as eleições. Falou sobre a regularização fundiária, citando que 30 agricultores se inscreveram. Finalizou destacando que os vereadores sempre cobram a revitalização das estradas, e disse que espera a audiência pública com o prefeito, Legislativo e a população.

– LUIZ GUSTAVO (PP) – também falou sobre a reunião com o prefeito e parabenizou a bancada do PT pelo pedido da audiência pública. Disse que acredita no êxito, e parabenizou os funcionários públicos. Falou sobre o Outubro Rosa, parabenizando à todos.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook