CORONAVÍRUS

RS recebe mais 135 mil doses de vacina contra o coronavírus

Doses seguiram do aeroporto Salgado Filho para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde Foto: Felipe Dalla Valle/Especial TP

A Secretaria da Saúde (SES) recebeu no final de manhã desta quarta-feira (24/2) mais um lote com 135 mil doses da vacina da Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus. A distribuição aos municípios gaúchos deve ocorrer nesta quinta (25) e sexta-feira (26). A prioridade dessa remessa é ampliar a vacinação de idosos. A definição das faixas etárias a serem atendidas ocorre nesta quinta (25) em conjunto com municípios.

Com esse novo lote, já são 839,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Estado. Incluindo o recebimento desta quarta (24), são 251 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca (que no Brasil tem parceria com a Fiocruz) e 588,4 mil da CoronaVac (que tem acordo de produção no país pelo Instituto Butantan).

Até o momento, cerca de 491.822 doses já foram aplicadas nos primeiros grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos ou com deficiência institucionalizadas, povos indígenas e idosos (com definição a partir de que idades conforme disponibilidade dos municípios). Desse total, 435.909 são referentes a primeira dose. E 55.913 completaram o esquema com a segunda aplicação.

Entre os idosos, as faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada sobre projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.

ESQUEMA VACINAL – O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo.

Para a CoronaVac, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.

REGIÃO – Nem a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a qual pertence Pinheiro Machado, Pedras Altas e Piratini, nem a 7ª CRS, que responde por Bagé, Aceguá, Dom Pedrito, Lavras, Candiota e Hulha Negra, ainda não divulgaram a quantidades de doses deste montante para cada município.

O coordenador adjunto da 7ª CRS, Carlos Magno Cesarino, disse ao TP, que ainda esta tarde será possível saber as quantidades da região.

Comentários do Facebook