Atuando em Candiota com uma unidade de suporte básico, composta por um técnico de enfermagem e um condutor, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), completa, em 2021, 10 anos de atuação. Fundada em 9 de setembro de 2011, durante o primeiro mandato do atual prefeito Luiz Carlos Folador, a unidade está localizada na rua Pedro Corombeck, 137, Vila Residencial, Candiota, tendo como gerente administrativo desde a fundação, Deivid Lucena Blanck.
Segundo apurado pelo jornal com Blanck, até agosto de 2021 foram contabilizados 4.422 atendimentos pela equipe do Samu, sendo registrado já no primeiro ano de atuação, 145 atendimentos em menos de 60 dias. Já o ano de 2013 contabilizou o maior número de chamados e atendimentos na cidade, chegando a 599 registros (ver tabelas). Entre as principais solicitações de atendimentos estão acidentes automobilísticos, algias (dores) e drogatização.
SOBRE O SERVIÇO – O TP também questionou o que a comunidade candiotense precisava saber com relação ao serviço prestado pelo Samu, bem como quando chamar e qual o procedimento adotado. Conforme o gerente administrativo, o Samu 192 é um serviço gratuito de saúde para os casos de urgência e emergência disponibilizados a toda população. “Em Candiota contamos com uma unidade de suporte básico, composta por um técnico de enfermagem e um condutor, nossa equipe é totalmente regulada pela central do Samu de Bagé”, destacou.
Quanto ao atendimento, Deivid lembrou que começa a partir do chamado telefônico, onde são prestadas as primeiras orientações. “A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel pelo número 192. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário”, explicou.
Atendimentos ao longo dos anos
Em 10 anos – 4.422
2011: 145 atendimentos
2012: 558 atendimentos
2013: 599 atendimentos
2014: 258 atendimentos
2015: 431 atendimentos
2016: 469 atendimentos
2017: 464 atendimentos
2018: 524 atendimentos
2019: 412 atendimentos
2020: 316 atendimentos
2021: 246 até agosto
EQUIPES – O TP conversou com dois profissionais que estão desde o início da implantação do serviço na cidade. A técnica em enfermagem Lisiane Silva Maurente, destacou que seu sentimento é de gratidão, mas também ressaltou as dificuldades enfrentadas. “É sempre um desafio quando o telefone toca, porque não sabemos se é algo simples ou grave”, evidencia.
O condutor Carlos Henrique Barreto, assinala sua satisfação em estar servindo à comunidade durante estes 10 anos, lembrando da missão que eles têm em salvar vidas. “Às vezes saímos daqui pensando ser uma coisa e chegando no local nos deparamos com situações bem mais difíceis”, revela.
Equipe da inauguração
RT – Enfermeira Larissa Einhardt (até 2014)
RT – Enfermeira Maiara Gonçalves Braga (2014 até 2021)
Técnicas em enfermagem: Lisiane Maurente, Angela da Rosa, Margarete Froner, Nádia Prestes, Regina Jardim de Jardim e Rafaela
Condutores: Carlos Henrique Costa Barreto, Luis Mario de Souza Lopes, Marco Antonio Pires Munhoz, Paulo Roberto Paiva Leite.
Equipe atual
Atual Enfermeira RT: Taidiane Kerolaine Melo da Silva
Técnicas em enfermagem: Lisiane Maurente, Angela da Rosa, Natalia Ferreira Goveia, Regina Jardim de Jardim, Alexandra Teixeira de Moraes, Andréia Maurente
Técnicas em enfermagem folguistas: Adriana dos Santos, Daiane Guedes, Serrana Vianna Neto
Condutores: Carlos Henrique Costa Barreto, Alex Damorin Quadros, Luis Mario de Souza Lopes
Condutores folguistas: Marco Antonio Pires Munhoz, Paulo Roberto Paiva Leite