O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) um dos principais meios de primeiros socorros para acidentes, tragédias e outros casos completou, no último dia 9 de setembro, cinco anos de atuação no município de Candiota. Desde 2011 quando foi implantado o serviço na cidade muito atendimentos já foram realizados, auxiliando no socorro de vítimas.
Segundo informações da Fundação Maria Anunciação de Godóy – Hospital de Candiota, desde sua implantação o Samu contabiliza 2.437 atendimentos realizados. Somente neste ano, o serviço já atendeu 340 chamados. No ano passado foram registrados 434.
Atualmente, a equipe do Samu de Candiota é composta por seis técnicos em enfermagem, três condutores e uma enfermeira. Além disso, há quatro profissionais do Pronto-Atendimento aptos para prestar o serviço. Um trabalho está sendo articulado para preparar todos os profissionais, mas, para isso é necessário constar no currículo os cursos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Suporte Básico de Vida (BLS).
Para o gerente administrativo da Fundação, Deivid Lucena Blank, o serviço é de grande importância para a vida das pessoas e apesar da situação financeira atual, o município tem contribuído para manter o serviço. “Estamos em um período incerto de repasses da esfera estadual e federal. Mas, graças ao município conseguimos manter o Samu. Muitos municípios fecharam esse serviço, porém o Executivo de Candiota entendeu e está apoiando com recursos”, avalia o gerente.
Atendimentos
2011 – 108
2012 – 509
2013 – 565
2014 – 481
2015 – 434
2016 – 340 (até o momento)