RURAL

SDR de Hulha Negra realiza inscrição de produtores para a Expoagro Afubra

Exposição acontece no parque da Afubra, em Rio Pardo

Exposição acontece no parque da Afubra, em Rio Pardo Foto: Divulgação TP

Estão sendo aceitas na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Hulha Negra, as inscrições para uma excursão para a Expoagro Afubra, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A exposição, que ocorrerá de 20 a 22 de março, no parque da Afubra, junto a BR-471, em Rio Pardo, é conhecida por apresentar as novidades no mercado no que se refere, principalmente, a sementes e maquinários para pequenos e médios produtores.

A viagem, proporcionada pela Prefeitura através da SDR, está ocorrendo pelo segundo ano consecutivo. Para se inscrever, basta apresentar documento de identificação na secretaria e pagar uma passagem no valor de R$ 40. Conforme o secretário Luis Fernando de Lima, o valor cobrado ao produtor é simbólico, visto parte da viagem ser custeada por patrocinadores. “Este ano, novamente buscamos auxílio e conseguimos com a Mônego e a Sementes de Milho Morgan, que estará expondo na Afubra. Ainda temos muitos lugares disponíveis”, explica.

Lima ressalta a importância da exposição para os agricultores. “Esta é uma visita técnica o qual é importante o produtor participar e ver o que é utilizado em outras regiões. O diferencial, é que ao contrário de outras, na Expoagro Afubra, o produtor pode conferir demonstrações práticas do funcionamento do equipamento”, salienta.

O secretário relata que a feira traz informações e novidades sobre bovinos de corte, de leite, psicultura, apicultura, grandes culturas (arroz, soja e milho), agroindústrias (agricultura familiar), orelícolas e exposição de maquinários. “O produtor pode adquirir equipamentos com venda direta. Ele vê na prática de que modo o equipamento funciona”, ressalta. A saída para a viagem no dia 20 de março será da localidade da Trigolândia e terá uma segunda parada na Prefeitura Municipal.

EXPOAGRO – A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) surgiu em 1955, a partir da união de agricultores que tinham o propósito de amenizar o prejuízo causado pelo granizo em suas lavouras de tabaco. Desde a fundação, a entidade busca o fortalecimento dos agricultores, visando o equilíbrio ambiental e a diversificação das atividades agrícolas.

Em busca deste própósito de incentivar a diversificação de culturas, nasce em 2001, a primeira Expoagro Afubra. O evento era em formato de dia de campo e realizado num pequeno espaço. A partir disso, a Afubra percebeu a importância da ação e a oportunidade de mostrar o potencial da região fumicultora, além de aproximar tecnologias, culturas, processos de produção e a ideia de diversificar a propriedade, da realidade de agricultores. O próximo passo era transformar o dia de campo em um evento mais abrangente e dar sequência as próximas edições do evento.

Hoje, a Expoagro Afubra tem 17 anos de história. Anualmente, a equipe da Afubra e entidades parceiras trabalham para desenvolver uma programação técnica que atenda às necessidades dos produtores rurais e mostre as novidades do setor agropecuário, através de manejos, demonstrações práticas, exposição e informação em áreas temáticas: animais, dinâmica de máquinas, agroindústrias, avicultura colonial, dia do arroz, espaço cultural, hortaliças, energias renováveis, viveiro de mudas, ainda as atividades específicas dos estantes das entidades e dos 400 expositores presentes.

Comentários do Facebook