TRADICIONALISMO

Secretaria de Cultura de Candiota inicia tratativas para Semana Farroupilha 2022

Secretário Diego Lima e equipe estão adiantando conversas a fim da realização de um evento dentro da normalidade no município

Uma reunião entre o secretário Diego Lima e integrantes das entidades tradicionalistas deu início as tratativas do desfile e Semana Farroupilha Foto: Divulgação TP

Na noite da última quarta-feira (23), uma reunião entre a Secretaria de Cultura de Candiota e patrões do CTG Candeeiro do Pago, CTG Luiz Chirivino e PTG Combate do Seival, deu início as tratativas para a Semana Farroupilha 2022 no município.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o secretário de Cultura Diego Correa Lima explicou que foram tratadas questões importantes relativas a Semana Farroupilha 2022. Segundo o gestor, foi um momento para escutar demandas e traçar estratégias. “Tratamos sobre os exames de mormo, para que neste ano sejam realizados de forma mais antecipadas e não próximo ao desfile farroupilha, visto já ter ocorrido atrasos na chegada dos resultados e causar transtornos aos tradicionalistas. No estamos em tratativas com o prefeito Folador para que seja feito um levantamento de custos e locais de exames laboratoriais. Na pauta também está a verificação de disponibilidade jurídica para a isenção de taxas de água e luz das quatro entidades tradicionalistas em razão de dívidas já existentes”, relatou Diego.

O secretário também adiantou que serão realizadas reuniões mensais entre a Secretaria de Cultura e as entidades tradicionalistas diretamente na entidade, estando a próxima já marcada para ocorrer no PTG Combate do Seival com a presença das demais entidades.

Adido cultural César Oliveira em Candiota

Questão história e cultural de Seival foi exposta durante o encontro no PTG Foto: Divulgação TP

A Secretaria de Cultura também realizou uma importante atividade na semana passada com a visita do adido cultural do Estado César Oliveira. Um encontro no PTG Combate do Seival teve por finalidade abrir debates sobre a importância histórica do lugar.

Ao TP, a coordenadora de Tradicionalismo, Julia Graziela relatou que há um planejamento da pasta em busca da divulgação das potencialidades do município com a finalidade de adquirir recursos. “Em um primeiro momento o adido cultural César Oliveira esteve no município a pedido do Jonas Morais e meu para conhecer Seival, momento em que foi visto a importância de solicitar ao governador Eduardo Leite e ao secretário de Turismo, Ronaldo Santini, a colocação de Candiota no projeto Avançar, fato que chegou ao destino da verba para pavimentação da entrada da localidade”, disse Julia.

Ela também expôs que a visita da última semana integra uma peregrinação do adido pelo Estado. “Ele visa visitar as entidades tradicionalistas, principalmente as mais antigas pela possibilidade de conseguir com que estas entidades voltem a ter uma documentação organizada para que possam ser desenvolvidos projetos voltados à área da cultura e tenham acesso a recurso estadual”, frisou.

Julia ainda acrescentou que a visita teve início pelo Combate do Seival primeiro PTG com sede própria, que se organizou e recebeu o César Oliveira. “Na oportunidade, o adido mostrou as potencialidades que o município tem se começar a explorar o turismo pelo fato da história e desenvolvimento econômico. Estamos em cima da história do Rio Grande do Sul, da história do Brasil. Nossa história é diferente das demais regiões e infelizmente, enquanto munícipes ainda não conseguimos explorar. Com este novo olhar que o governo estadual e municipal está dando para a cultura, o turismo e o desenvolvimento, estamos trabalhando alguns projetos como uma pequena rota turística”, concluiu a coordenadora.

Secretário de Cultura e integrante da patronagem do Combate do Seival recebeu César Oliveira Foto: Divulgação TP

O TP também conversou com o secretário de Cultura de Candiota, Diego Lima, que disse ter sido um prazer receber o César Oliveira em Seival. “Ele traz com ele o tradicionalismo. Há uma riqueza no bairro e a visita em Seival, bairro histórico de Candiota, onde ele conheceu o casarão, a primeira vinícola da localidade e o PTG Combate do qual faço parte, pra nós é muito importante. Como também membro da patronagem, ficamos muito alegres com esta visita. O município só tem a ganhar com esta visita e agradecer pelo empenho para a conquista da pavimentação no projeto Avançar”, afirmou.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook