OUTUBRO ROSA

Secretaria de Saúde de Hulha Negra orienta mulheres a realizar exames preventivos

Durante o Dia D, número de mulheres que procuraram fazer o exame não passou de 100

Ações do Dia D aconteceram no Cais Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Neste mês de outubro várias iniciativas de conscientização relacionadas ao câncer de mama aparecem no cenário local, nacional e internacional. São ações realizadas tanto por meios privados como públicos, e podem vir de pequenos grupos, instituições, organizações, associações e órgãos. Esse movimento ficou conhecido como Outubro Rosa e tem por objetivo o reforço da campanha contra o câncer de mama e o incentivo para o exame de toque e a prevenção da doença.

Em Hulha Negra, a Secretaria de Saúde desenvolve várias atividades com o objetivo de alertar sobre a doenças e conscientizar sobre as medidas de prevenção. No sábado (20) foi realizado o Dia D do Outubro Rosa no Centro de Atendimento Integrado a Saúde (Cais – Hospital) e reuniu dezenas de mulheres e profissionais da área de Saúde.

Pela manhã aconteceu uma palestra sobre a saúde da mulher e prevenções, com a médica do ESF Cristina Greff Athayde. Os agentes de saúde realizaram um sorteio de brindes para as mulheres que foram recepcionadas com um coffee break oferecido pela Pasta. Durante todo o dia foi realizado o teste de Papanicolau, que é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero.

A Secretaria de Saúde fez a compra de 350 exames preventivos de câncer no colo do útero (além dos já oferecidos gratuitamente por mês). Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Segundo levantamento da Saúde, mais de 900 mulheres precisam fazer o teste, porém o número de pessoas que procuraram a secretaria de Saúde quase não atingiu uma centena.

O secretário de Saúde, Igor Canto convida o público feminino para fazer o exame preventivo. “Minhas amigas queridas, embora estejamos em campanha quanto ao câncer de colo de útero e de mamas, no Outubro Rosa, pouco mais de 100 mulheres, das 900 que necessitam fazer o preventivo, compareceram nos nossos postos de saúde para realizarem. Lembramos que adquirimos mais 350 exames para que cada uma faça a prevenção. O nosso lema é: quem se ama, se cuida”, disse o secretário.

Os exames preventivos são feitos de forma gratuita para mulheres da faixa etária de 25 a 50 anos, como preconiza o Ministério da Saúde. Além dos preventivos, serão realizadas avaliações de mamas, e quando necessário, exames complementares.

O prefeito Renato Machado, do Progressistas, lembrou que a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para falar acerca da doença, conscientizar as pessoas da importância da realização dos exames de rastreamento para detecção precoce do tumor, assim como reforçar os cuidados e hábitos de vida saudáveis para minimizar o risco do surgimento da doença.

A Unidade Móvel (caminhão) percorre o interior do município onde também é oferecido o exame gratuitamente. A secretaria de Saúde chama a atenção para prevenção do câncer de mama explicando que uma forma de detectar precocemente doença é fazendo o autoexame. “É necessário apalpar as mamas, prestando sempre atenção se há alguma alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitada antes de dormir ou ao acordar ou na frente do espelho”, ressalta a médica Cristina Greff Athayde.

Comentários do Facebook