ESPECIAL NOVOS SECRETÁRIOS

Secretário de Agropecuária de Candiota diz que está empenhado em aprimorar os serviços oferecidos aos produtores

Claudivan foi vereador e secretário na outra gestão e agora retorna para comandar a pasta no quarto mandato do prefeito Folador

Retornando para a Secretaria de Agropecuária de Candiota em janeiro deste ano, o secretário Claudivan Brusque, falou sobre o que planeja fazer, a atual situação da área e as prioridades de trabalho.

Ao mencionar a situação da pasta, Claudivan disse que a equipe está empenhada em fortalecer o setor rural, e aprimorar os serviços oferecidos aos produtores. Ainda, ele afirmou que estão trabalhando para melhorar a infraestrutura rural com a realização de ações focadas em um processo crescente na mecanização, através do uso de retroescavadeiras e escavadeira hidráulica. “Garantindo que os agricultores tenham as ferramentas necessárias para desenvolver a produção, tendo suporte público para fortalecer a infraestrutura”, disse ele.

PRINCIPAIS AÇÕES

Sobre as principais ações que pretende realizar, o secretário falou na realização de um levantamento das necessidades prioritárias conforme os sistemas produtivos. “Também podemos citar a manutenção de acessos a resfriadores e mangueiras na produção leiteira, bem como a escavação para silagem”, informou.

Claudivan (D) é agricultor e possui experiência por ter atuado por três anos na pasta no governo passado Foto: Divulgação

Ainda, Claudivan destacou a realização de limpeza e manutenção de açudes e bebedouros que abrangem diversos sistemas produtivos. Ele também falou sobre a elaboração de estratégias para o escoamento de produção junto à cooperativa, principalmente na fruticultura, como a uva, que, segundo ele, é um diferencial. “Muitas outras ações estão ocorrendo concomitantemente ao planejamento das futuras ações da Secretaria”.

CARÊNCIA DA ÁREA NO MUNICÍPIO

Quando questionado sobre a maior carência encontrada na área dentro do município, ele informou que não envolve apenas um aspecto, mas sim uma sistemática de ações que vão desde uma capacidade de desenvolvimento e tecnologias de infraestruturas básicas. “No que tange a infraestrutura da Secretaria, esta tem uma previsão de ampliar significativamente ações neste aspecto. Ainda assim, outros fatores necessitam ser enfrentados”.

Além disso, o secretário afirmou que já implantaram parcerias com instituições educacionais, dando o exemplo do IFSul Bagé, para que possam ajudar na formação e qualificação de agroindústrias locais.

PRIORIDADES DE TRABALHO

Ao finalizar, Claudivan falou sobre as prioridades de trabalho na Secretaria, dizendo que incluem a melhoria e adequação da sistematização da legislação vigente, por meio de um programa que irá beneficiar todos os produtos do município que irá fortalecer a infraestrutura rural.

“Ao longo da gestão, pretendemos implantar projetos que tornem cada vez mais viáveis o desenvolvimento rural. Tambéam estamos planejando iniciativas de apoio à comercialização dos produtos agrícolas”, finalizou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook