TRANSPORTE DE PACIENTES

Secretário de Saúde esclarece situação dos veículos da pasta em Hulha Negra

Gestor informou a compra nas próximas semanas de um veículo Spin

Prefeito Renato Machado e secretário Igor Canto entraram no veículo  para verificar a estrutura após as primeiras manutenções

Prefeito Renato Machado e secretário Igor Canto entraram no veículo para verificar a estrutura após as primeiras manutenções Foto: Silvana Antunes TP

Manutenção geral e reparos eventuais. Desta forma está ocorrendo o trabalho da Secretaria de Saúde de Hulha Negra com relação aos veículos que compõem a frota da pasta. Recentemente, alguns questionamentos acerca da situação dos veículos da Saúde foram feitas e a reportagem do Tribuna do Pampa procurou o secretário da pasta, o vice-prefeito Igor Canto, que esclareceu pelo menos dois fatos, bem como falou sobre os veículos disponíveis para o transporte de pacientes no município.

De acordo com o secretário Igor Canto, atualmente a Secretaria de Saúde conta com dez veículos em condições adequadas e seguras para o transporte de pacientes para outros municípios, bem como para o transporte interno, entre sede e assentamentos. Conforme Canto, a lista de veículos contempla dois automóveis Uno, uma Spin, uma Doblô, um Mobi, uma S10, uma Van e três ambulâncias em condições perfeitas de mecânica para o transporte. “Principalmente depois que assumi a Secretaria, passei a verificar de forma mais intensa e pessoal a situação dos veículos. Todos passaram por uma revisão e receberam as manutenções necessárias para um transporte seguro. Nessa lista não tem nenhum veículo estragado e que não possa viajar”, afirmou Canto.

O secretário informou, ainda, que além daquelas viagens diárias a Bagé para atendimentos fixos e outras durante o plantão, estão inclusas viagens para atendimentos e realização de exames em cidades como Pinheiro Machado, Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre e Lajeado. Segundo Canto, que esteve acompanhado da funcionária que controla os transportes, em 2017, foram transportadas cerca de 7 mil pessoas. “Somente no mês de abril, até o início da semana, já chegamos a 19 viagens para Porto Alegre e 17 para Rio Grande-Pelotas, além de outras três para Pinheiro Machado, fora as diárias como já citei”, expõe o secretário.

Gestores verificaram o que ainda falta ser feito no caminhão

Gestores verificaram o que ainda falta ser feito no caminhão Foto: Silvana Antunes TP

RECLAMAÇÕES – O TP solicitou a manifestação do secretário acerca de dois casos envolvendo os veículos, o de uma van que teria estragado com passageiros no interior e de uma ambulância batida. Conforme Canto, a van sofreu um problema na fechadura da porta. “A porta trancou quando ainda estava dentro do município e precisou ser aberta pelo motorista, mas no outro dia mandamos concertar. Não foi nenhum problema sério, apenas um item que quebrou. Não deixamos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) sem atendimento, eles foram realocados em uma ambulância e conduzidos ao local de atendimento”, explica o secretário, destacando que mesmo com o problema, somente na data foram transportadas mais de 45 pessoas.

Outro questionamento, acerca da ambulância que está com a porta amassada, foi feito ao secretário. Ele afirmou que a Prefeitura aguarda a chegada de uma nova porta na loja vencedora da licitação. “Já houve o processo, mas a porta ainda não chegou da fábrica e estamos aguardando. O veículo não está impedido de trafegar e está em constantes viagens”, relata o secretário, acrescentando que o fato ocorreu durante uma emergência e o desrespeito do condutor de um veículo quanto a liberação adequada da área para a passagem de ambulâncias.

MAIS VEÍCULOS – Igor Canto também informou sobre três veículos que devem integrar a frota, totalizando 13 em perfeitas condições. Segundo o secretário, está em fase de orçamento a compra de um veículo Spin, de 7 lugares, para o transporte de passageiros para Porto Alegre e cidades mais distantes. “Através de uma verba oriunda da emenda impositiva dos vereadores Getúlio Porto, Marcus Leitzke, Wagner Tavares, Ronaldo Madruga e Josias Vidart já contabilizamos em torno de R$ 60 mil para o novo veículo. Vai ser muito útil nas viagens e proporcionará mais conforto à população”, afirma.

O secretário expôs também, a manutenção em um microônibus. “Atualmente ele está parado, estamos fazendo a manutenção necessária, acredito que em breve também poderemos contar com ele como um veículo reserva para uma eventualidade”, afirma.

Veículo já recebeu os primeiros reparos externos

Veículo já recebeu os primeiros reparos externos Foto: Silvana Antunes TP

CAMINHÃO – Parado já há algum tempo no pátio da Prefeitura, o TP perguntou ao secretário as condições de um caminhão equipado para atendimento médico, incluindo odonto e ginecológico. A reportagem acompanhou o secretário até o pátio da Prefeitura para verificar as condições do veículo e conversou com um servidor da parte de mecânica que trabalhava no momento da visita. Ele informou que o caminhão já havia passado por um processo de pintura externa e que, atualmente, estavam ocorrendo reparos internos nos armários e portas.

Quanto ao caminhão, ainda faltam equipamentos, mas o secretário de Saúde diz esperar que o veículo seja utilizado em breve. “Após a manutenção, pretendemos trocar a cadeira do dentista que não está em boas condições. Está sendo um processo longo de reforma, mas que ao terminar, trará benefícios nos atendimentos dos postos fixos”, afirma Igor.

Também acompanhou a visita o prefeito Carlos Renato Machado. Na oportunidade, o gestor aproveitou para averiguar as instalações do veículo e ver o que ainda há de necessidade para seu funcionamento. Ele lembrou que esta é a segunda vez que o veículo passa por manutenção com ele a frente do governo. “Na minha gestão passada deixei o veículo em ótimas condições e estrutura adequada para os atendimentos. Utilizamos por mais de um ano, mas agora para ser novamente utilizado, está sendo necessário reformar outra vez”, lembrou Machado.

Comentários do Facebook