FOLIA 2024

Segundo a organização, carnaval em Pedras Altas superou as expectativas

Evento aconteceu no último dia 9 de março, no largo da praça central

Festa contou com diversas atrações durante a noite Foto: Sabrina Monteiro TP

No último dia 9 de março, a cidade do Castelo ficou movimentada com a realização da 7ª edição do carnaval fora de época, mais conhecido como Altas Folia. O evento foi realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, no largo da praça central Joaquina de Assis Brasil.

Segundo a coordenadora de Cultura, Karlla Mendes, a equipe avalia que a intenção de superar o número de pessoas das edições anteriores foi alcançada. Ainda, ela ressaltou que o evento foi um verdadeiro sucesso, mas que ainda assim existe a possibilidade de melhorias e que estão buscando isso como gestão, ouvindo sugestões da população e também de quem deu dicas de novas ideias. “Estando a frente do Departamento de Cultura é sempre um desafio enorme realizar eventos tão importantes, mas acima de tudo tivemos uma ótima gestão de pessoas, e sem isso não seria possível fazer o evento funcionar. Contamos com cada um dos participantes para ajudar a trazer a alegria e a paixão pelo carnaval, que é o que entusiasma a todos e faz do carnaval uma festa única”, pontuou.

Para o prefeito Volnei Oliveira, o evento aconteceu de forma positiva e inspiradora, reforçando o compromisso com a comunidade em promover eventos culturais e que também movimentem o setor econômico do município. “Estou contente com o empenho das forças envolvidas para que o evento ocorresse da melhor maneira, e as avaliações do público são de extrema importância para a organização dos próximos eventos”, reforçou o prefeito, explicando que uma estrutura foi montada para que os munícipes pudessem aproveitar o carnaval da melhor forma, em um ambiente seguro, organizado e divertido. “Estamos muito contentes com os resultados, e com certeza orgulhosos com nosso público e com os visitantes que vieram abrilhantar nosso evento”, concluiu.

O secretário Amarildo Borges, disse que a festa aconteceu dentro dos conformes e do esperado. “As nossas expectativas foram superadas do ponto de vista de público, com participação dos visitantes de cidades vizinhas. Portanto, na nossa avaliação o carnaval 2024 foi um sucesso”, ressaltou.

Secretário Amarildo, prefeito Volnei e coordenadora Karlla Foto: Sabrina Monteiro TP

A festa teve início pela banda Kibandaço, da cidade de Pelotas. Logo em seguida, o trio elétrico saiu pelas ruas da cidade no arrastão, retornando para a praça com o bloco Vai dar grenal e sua bateria. Logo em seguida, o bloco pinheirense Ó Pai Ó fez uma breve apresentação. A noite foi finalizada por Choko e banda. A festa também contou com a presença da corte 2024 composta pela rainha Taiane Cavalheiro, duquesinha Yngrid Rodrigues, rainha da melhor idade Elena Marques, rainha da diversidade Thais Gonçalves e pelo rei momo Valdemir Madruga.

 

REI MOMO

Secretário Amarildo e o rei momo, Valdemir Foto: Sabrina Monteiro TP

No início da comemoração, o senhor Valdemir Madruga, mais conhecido como Esquerdinho, subiu ao palco do evento com seu traje de rei momo, a convite da organização. Segundo informou Karlla, ele foi o escolhido por ser um dos criadores do primeiro bloco carnavalesco de Pedras Altas, denominado como “Boca loca”.

Além disso, ela destacou que ele é um dos maiores idealizadores das festas de carnaval na cidade, e por isso recebeu o convite, uma forma que encontraram de prestar uma homenagem na festa que tem tanta representatividade na vida de seu Valdemir, que além de tudo, também já foi vereador no município por muitos anos, auxiliou e fez parte do processo de emancipação de Pedras Altas, além de constituir família e viver até os dias atuais na cidade, sendo considerado como uma figura muito importante por todos.

Parte da corte do carnaval 2024 Foto: Sabrina Monteiro TP

VAI DAR GRENAL

Neste ano, o bloco pedrasaltense Vai dar grenal, criado em 2018, contou com o total de 90 integrantes, sendo 40 pessoas apenas na bateria. Um dos responsáveis pelo grupo, o vereador Diego Marques, mencionou a trajetória do bloco ao longo dos anos e destacou que neste ano o carnaval estava muito bom e que surpreendeu positivamente. Além disso, ele ressaltou que o bloco é uma família, e por isso nunca terminou, pois as decisões são sempre tomadas em conjunto.

“Neste ano criamos uma música para homenagear a cidade e falar um pouco de cada coisa, citando as potencialidades como a água mineral e também para homenagear o ex-vereador Edson Feijó, mais conhecido como Pintinho, que faleceu neste ano. Ele foi um guerreiro e lutou muito pela emancipação de Pedras Altas”, comentou Diego, informando que a letra é de Cláudio Rochel. “Óhh Pedras Altas você é a nossa rainha, nossa conquista não foi fácil não. E de coração o bloco vai dizendo obrigado, muito obrigado ao Pintinho o homem da pasta morta o guerreiro que não desistiu, escreveu certo por linhas tortas”, diz parte da música, além de citar os assentamentos e as riquezas da cidade.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook