INFRAESTRUTURA

Segundo lideranças, DNIT promete que ponte da BR-293 terá solução paliativa até fim de março

Reunião no DNIT ocorreu na manhã desta quinta (6) Foto: Divulgação

Há muita preocupação das prefeituras da região, especialmente de Piratini e Pinheiro Machado, além dos produtores rurais em relação a safra de grãos, especialmente de soja, que está prestes a ser colhida. Também há preocupação com o uso de rotas alternativas (estradas rurais) que não estão preparadas para o tráfego pesado.

Assim, como adiantado pelo TP, na manhã desta quinta, prefeitos e lideranças da região participaram de reuniões no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para tratar do assunto.

Estiveram presentes o prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, a vice-prefeita Laura Ratto, os vereadores Rogério de Moura, Vivian Alves e Vilson Jorge, além do secretário de Obras Urbano Montardo. Também participaram das discussões o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador; a prefeita de Pedras Altas, Viviane Albuquerque (Veca) e o vice-prefeito de Piratini, Patrick Pereira.

Segundo relatado por quem participou do encontro com o DNIT, numa nota publicada pela Prefeitura de Pinheiro Machado, a informação é de que até o final deste mês de março, será realizada uma obra emergencial de escoramento da ponte, liberando uma via para o tráfego de veículos pesados, de forma controlada.

Ainda, conforme dito, a medida, inicialmente paliativa, permitirá a passagem de caminhões e veículos, mas com a restrição de velocidade para evitar sobrecarga na estrutura. A expectativa é que, após a obra emergencial, a circulação seja normalizada, até que se inicie a construção de uma nova ponte.

A Assessoria de Comunicação do DNIT confirmou em nota a situação ao TP. “O DNIT informa que nos próximos dias será concluído o projeto de reforço da ponte, permitindo a liberação do tráfego de veículos de carga e sistema de Pare e Siga na ponte sobre o Rio Piratinizinho, no km 68,56 da BR-293/RS. A previsão é que até o final deste mês de março, dependendo das condições climáticas, seja possível realizar essa liberação para veículos de carga. Lembrando que o tráfego de veículos leves não foi interrompido em nenhum momento.”

Comentários do Facebook