TRIBUNA DO PAMPA

Sem saber ler direito ainda, fã mirim do TP pede que mãe acesse os conteúdos do jornal para ele

José Mateus se formou recentemente na pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gente Feliz, em Seival

Na sua rotina diária, que inclui desenhos e pinturas, o TP não pode ficar de fora Foto: Divulgação TP

Esta semana, a mãe do pequeno José Mateus Moreira Lansana, Claudete Moreira, procurou o jornal para dizer que o menino de 6 anos é muito ligado nos conteúdos do TP, apesar de ainda nem saber ler direito. Ele é morador da comunidade histórica de Seival, em Candiota.

Segundo a mamãe, Mateus diz que com as notícias do jornal ele se mantém informado do que acontece, especialmente em Candiota. Ela conta, que recentemente, a reportagem do estudante candiotense que precisa ir a cavalo para a escola por falta de transporte, foi uma algo que o impressionou. “Coitadinho, tem que ir a cavalo para escola”, exclamou ele ao acessar a matéria.

Claudete explica que o pequeno Mateus ainda não consegue fazer uma leitura dinâmica e os textos mais longos, não complexos e que não sejam de conteúdos mais pesados, ela lê para ele e mostra as fotografias. Ela assinala, que o menino tem hiperatividade, tendo acompanhamento profissional, e que o jornal também serve como uma forma de deixá-lo mais calmo, quando está muito agitado. “Eu até me emociono, porque de fato ele é apaixonado pelo jornal, que faz parte da rotina dele. Posso dizer que ele é um fã de vocês”, afirmou.

O diretor e editor do jornal, João André Lehr, se comoveu com a declaração de Mateus, destacando que este tipo de história dá mais sentido ao trabalho de toda a equipe, evidenciando a importância do jornalismo, especialmente este comunitário e regional que o TP pratica. “Nos emocionamos todos aqui na redação do jornal, além de sentirmos ainda mais o peso de nossa responsabilidade quando noticiamos. A história do Mateus nos dá ânimo, nos alegra e impulsiona para seguirmos enfrentando todas as dificuldades e desafios que é fazer jornalismo no interior do interior do RS”, enfatiza João André.

O pequeno José Mateus se formou no prézinho no dia 13 de dezembro. Na foto com a mãe, o padrasto e o irmão Kauã Foto: Divulgação TP

CELULAR – Há algum tempo, por uma questão de logística, que o jornal impresso não circula mais na comunidade de Seival. O acesso aos conteúdos são apenas pela internet, pelo site e pelas nossas redes sociais.

A mãe contou que ultimamente ela está com trabalho redobrado com Mateus, porque o aparelho celular que o menino tinha quebrou e ela não pode comprar um novo neste momento. “Está tudo difícil e ainda não conseguimos comprar outro. Assim, ele me chama a toda hora para ver se tem novidades na página do TP”, descreve ela.

O formando com a professora Lisiane Foto: Divulgação TP

FORMATURA – Na última segunda-feira (13), Mateus se formou na pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gente Feliz, que fica em Seival mesmo. Em 2022 ele já entra para um processo mais específico de alfabetização, quando ingressa no 1º ano e aí poderá ter mais interatividade, inclusive com o jornal.

Tomado de felicidade, Mateus teve a presença na formatura, além da professora Lisiane e da mamãe, do padrasto Carlos Alexandre Veiga Porto e do meio-irmão Kauã, de 2 anos. O pai, Alexandro Mateus Zanatto Lansana, que mora em Aceguá, não pode comparecer, porém Mateus fez questão de lembrar dele também.

Comentários do Facebook