PREVENÇÃO AO ABUSO

Semana de atividades marca ações do programa “Na Mão Certa” em Candiota

Integrantes do programa realizaram diversas atividades Foto: Divulgação TP

Dos dias 12 a 15 de julho, atividades diversificadas marcaram ações do programa Na Mão Certa, operacionalizado pelo Instituto InterCement em parcerias com o poder público municipal e sociedade civil organizada.

O Programa tem como objetivo mobilizar a sociedade em torno do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, através de ações de articulação, educação de caminhoneiros e campanhas de prevenção, entre outras atividades.

Ações visam acabar com a exploração sexual Foto: Divulgação TP

Há 14 anos, a InterCement Brasil é signatária do Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil que promove diversas ações para mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente nas rodovias brasileiras.

A atuação ocorre diretamente com transportadoras, caminhoneiros e comunidades dos municípios em que a empresa opera suas fábricas. Em razão disso, foi articulado junto ao poder público e à sociedade civil a implementação da Semana Na Mão Certa – agenda de atividades do programa -, como lei municipal em 12 cidades dos estados do Alagoas, Paraíba, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Em Candiota, o programa existe desde 2015, mas desde 2017 já faz parte do Calendário de Eventos do município, através da Lei Municipal 1817, de 13 de julho de 2017, de autoria da então vereadora Fernanda Santos.

Salão Diogo Korts participou de atividades sociais Foto: Divulgação TP

SESSÃO ESPECIAL – Na quarta-feira (13), aconteceu uma Sessão Especial alusiva ao Programa Na mão certa, por proposição da vereadora Hulda Alves (MDB). O evento aconteceu nas dependências do Legislativo e contou com a presença de um público bem expressivo que atentamente acompanhou a palestra que foi ministrada pela vereadora Hulda Alves que apresentou o cenário da exploração sexual no Brasil através de números. Hulda também é extensionista da Emater e desde a implantação do programa no município contribui com o projeto através do Comitê de Desenvolvimento Comunitário do Instituto InterCement.

Uma Sessão Especial foi realizada no Legislativo Foto: Divulgação TP

OUTRAS ATIVIDADES – A semana ainda contou com palestra sobre exploração sexual na InterCement, palestra na escola Oito de Agosto, palestra na Seival Sul Mineração, palestra saúde do homem na InterCement, distribuição de panfletos pelo Clube de Mães Mãe Cleci e blitz de conscientização no trevo de Candiota. “Foi uma semana de muitas ações, todas voltadas a este tema tão importante e de responsabilidade de todos nós. E fica a certeza que conseguimos impactar positivamente muitas pessoas”, manifestou a Fluvia Bulsing Almeida, ponto focal do Programa Na mão certa a nível Brasil e supervisora de logística na InterCement Candiota.

Palestras foram realizadas em escolas Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook