
Secretária Josuélem abriu oficialmente o evento Foto: Silvana Antunes TP
O Centro Cultural, localizado na Vila Residencial, sediou na manhã desta segunda-feira (2), a abertura da Semana do Meio Ambiente de Candiota. Com o tema Ecoinovação, o evento reuniu autoridades, comunidade e alunos da Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira. A programação encerra na próxima quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.
O vice-prefeito Marcelo Gregório se dirigiu, principalmente, aos jovens presentes no evento. “Vocês estão aqui se aperfeiçoando nos bancos escolares, amanhã estarão nas universidades. Muitos irão para fora, mas muitos ficarão aqui constituindo suas famílias. Queremos cuidar e preservar o nosso meio ambiente. Precisamos cuidar da nossa terra”.
O prefeito Luiz Carlos Folador destacou o trabalho da secretária e equipe, assim como falou do novo desafio de criação de áreas de preservação ambiental no município. “O meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós. Vamos trabalhar junto às empresas do município para mostrar as potencialidades de Candiota, que é sim um ambiente preservado, com espécies de animais e árvores nativas. Com coragem e determinação, tenho certeza que vamos continuar o ótimo trabalho começado pela secretária Josuélem desde que recuperou os recursos do Parque Maria Anunciação Gomes de Godoy”.

Prefeito Folador e vice Marcelo participaram da atividade Foto: Silvana Antunes TP
Na oportunidade, a secretária de Meio Ambiente, Josuélem Duarte, apresentou cinco projetos da pasta que começaram a ser implantados: Eco Luz na MAC – instalação de energia solar na rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), com início pelo trecho que liga a Vila Residencial a sede do município; projeto Ecoponto nas Escolas – tornar a coleta seletiva parte da rotina das escolas e iniciando pela colocação de contêineres (Ecopontos) próximos as escolas; projeto Ecosaber – informação ambiental direto nas escolas por meio de telas; projeto Observatório Pampa Vivo – monitorar pássaros por meio de câmeras, visando a pesquisa e a preservação; projeto Viveiro Tecnológico – uso de tecnologia em viveiros de mudas nativas no Parque Maria Anunciação Gomes de Godoy.
A abertura oficial foi encerrada com a apresentação do projeto Árvore Solar: uma alternativa sustentável, por alunos do 3º ano da Escola Jerônimo, que inclusive já participaram de uma Mostra no Mato Grosso do Sul.

Alunos da Escola Jerônimo apresentaram o projeto Árvore Solar: uma alternativa sustentável Foto: Silvana Antunes TP
PROGRAMAÇÃO
O primeiro dia de evento teve continuidade com palestras sobre as boas práticas ambientais de empresas da cidade. À tarde, às 14h30, show com Gamban e os aventureiros ambientais. Piquenique, trilhas, oficinas e pinturas integram o dia de atividades no Mirante do Básico.