PRESERVAÇÃO

Semana do Meio Ambiente é marcada por palestras, plantio de árvores e novos projetos em Candiota

Mudas de árvores nativas foram plantadas em alguns pontos da cidade Foto: Divulgação TP

A Semana do Meio Ambiente 2022 em Candiota, com o tema “Mudanças de Hábitos”, aconteceu até esta sexta-feira (10). As atividades tiveram início com palestras nas escolas no dia 31 de maio. Mais de 500 alunos já assistiram as palestras, realizadas pela secretária de Meio Ambiente de Candiota, Josuélem Duarte e a empresa Seival Sul Mineração (SSM), com o tema “Educação ambiental e sustentabilidade”. Foram atingidos alunos de escolas municipais e estaduais do município, mas segundo a Secretaria, o objetivo é alcançar durante o ano, 100% das escolas candiotenses.

A reportagem do TP conversou com o gerente de controle da SSM, Nelson Kadel Junior, que esteve acompanhado nas palestras pela responsável de RH, Joicelene Fernandes e pela Menor aprendiz Ingrid Porto. Kadel explicou que a SSM acompanhou a Secretaria do Meio Ambiente em quatro palestras sobre a conscientização e importância do Meio Ambiente. “Traçamos uma linha do tempo, a partir da criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Também foram abordados os principais acontecimentos: as Conferencias das Partes (COP), a criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e os principais incidentes até chegarmos na criação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir dos ODS, foram debatidos os reflexos das ações do homem na natureza e nos ODS, bem como os principais desafios que temos, como sociedade organizada, para o atingirmos esses desafios até 2030. Por fim, foi feito um paralelo das contribuições da mineração aos ODS, pois pode parecer antagônico, mas a mineração é capaz de contribuir positivamente a 16 ODS, restando apenas uma que trata sobre a vida marinha”, relatou Nelson.

Alunos auxiliaram no plantio das mudas Foto: Divulgação TP

PLANTIO DE ÁRVORES – Além das palestras nas escolas, o plantio de árvores com a participação de alunos foi um dos destaques da Semana. As mudas e materiais para o plantio foram doadas pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Durante a Semana, já foram plantadas mudas de árvores no caminhódromo da sede do município, na escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), no Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), na praça de Seival e caminhódromo da Vila Residencial.

Atividade também foi realizada na escola FARO Foto: Divulgação TP

A secretária Josuélem Duarte explicou que três projetos relacionados ao meio ambiente estão sendo iniciados no município, o Colorindo Candiota, o Ecoponto e a Lixeira contêiner. Segundo a gestora, o Colorindo Candiota tem como objetivo principal o plantio de mudas e colocação de placas de jardim com frases elaboradas pelas escolas do município, assim como iluminar e dar vida para árvores antigas do município, mostrando a importância de preservar as árvores da cidade. Ela também informou que as pinturas das placas e pintura do muro da localidade da Morada do Sol, assim como iluminação de algumas árvores do município será através das empresas Intercemet e Essencial Andaimes.

Área do Residencial Viver Melhor também recebeu plantio Foto: Divulgação TP

Outro local que será contemplado com plantio é a área verde do Residencial Viver Melhor. “É uma das áreas que vale destacar que faz parte da licença ambiental de instalação do empreendimento da habilitação Viver Melhor junto a Caixa. É um local que não tem outra finalidade a não ser área verde, mas que até o dia de hoje não estava contemplada com nenhuma espécie de árvore. Com o apoio da Meioeste vamos tornar realidade a área verde da habitação”, afirmou a secretária.

ECOPONTO – Construído em um contêiner marítimo, o Ecoponto é um projeto que visa dar início a consciência da coleta seletiva no município, pois vai facilitar a coleta e destinação de cinco principais materiais recicláveis a serem coletados. O objetivo é a criação e a instalação de um Ecoponto contêiner na sede do município, e com o tempo expandir para os demais bairros do município. A instalação visa facilitar a adesão da população à coleta seletiva, e também facilitar o trabalho para os recicladores com geração de renda e com mais eficiência no acesso ao material. Também será lançado o projeto Mini Ecoponto, construído e administrado pelas escolas do município, uma forma de réplica do Ecoponto principal para que seja trabalhada a Educação Ambiental nas escolas. O contêiner foi a doação da Empresa SSM e já está sendo construído.

LIXEIRA-CONTÊINER – É um projeto inicial para a organização e armazenamento adequado do lixo do município. As lixeiras contêiner são uma doação da Meioeste. Serão três unidades para substituições das lixeiras da praça que estão fora do padrão.

Os contêineres, que são totalmente vedados para evitar a proliferação e atração de insetos, roedores e mau cheiro, têm capacidade de comportar muito mais volume e facilitar a coleta. O projeto visa contemplar no primeiro momento as praças, áreas públicas e Núcleos Habitacionais, localizados no centro da cidade.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

* Fotografia atualizada

Comentários do Facebook