QUESTÃO ENERGÉTICA

Seminário de Mineração e Polo Carboquímico mantém expectativa de participação do ministro de Minas e Energia

Evento promovido pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa acontece na próxima sexta-feira (10), durante todo o dia no auditório do Museu Dom Diogo, em Bagé

Esta semana, a comissão organizadora do Seminário se reuniu em Candiota Foto: Divulgação TP

Os organizadores do Seminário ‘O Futuro da Mineração e Mineração para Futuro’, seguem com esperanças e na expectativa da participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuqueque no evento, que está marcado para a próxima sexta-feira (10), no auditório do Museu Dom Diogo de Souza, na rua Caetano Gonçalves, 773, em Bagé, durante todo o dia.

A Comissão do Carvão, as prefeituras e câmaras da região, os sindicatos dos Mineiros de Candiota, dos Municipários de Candiota (Simca) e dos Técnicos Industriais de Nível Médio do RS (Sintec), a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral no Congresso Nacional, além da promotora do evento, a Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico da Campanha do RS, presidida pelo deputado Paparico Bachi (PL), articulam junto ao governo federal, com apoio do deputado federal Sanderson (PSL) e do ministro Onix Lorenzoni, a vinda da maior autoridade do setor no importante seminário. “Estamos em contato permanente para que o ministro nos confirme a vinda”, assinalou Pararico durante uma reunião híbrida esta semana, realizada na Prefeitura de Candiota, da comissão que organiza o evento.

IMPORTÂNCIA – O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) – um dos principais entusiastas da iniciativa, afirmou durante a reunião e também ao TP, que o funcionalismo da Prefeitura dará expediente na próxima sexta lá no seminário, porque, segundo ele, não há nada mais importante nesse dia para Candiota do que esse debate. “Vamos manter os serviços essenciais, mas os funcionários públicos do município, na maioria estarão participando do seminário. O futuro do carvão é o futuro de Candiota e da região. E todos precisam compreender isso, essa urgência”, destaca o prefeito e líder regional.

PALESTRAS – Durante todo o dia do Seminário, palestrantes renomados se revezarão no palco do auditório do Museu Dom Diogo. Ainda a organização está confirmando os nomes.

Comentários do Facebook